Manteiga é muito melhor que margarina?

0
10
doornekamph (CC0), Pixabay

Verdade absoluta!

A margarina é produzida de óleo vegetal. Por meio de um processo chamado hidrogenação – reação química de adição de hidrogênio em uma molécula – o componente líquido se torna sólido. Depois, são adicionados branqueadores e aditivos. Já a manteiga, é de origem animal, e é produzida utilizando o leite batido.

André Veinert, nutrólogo do Hospital Villa-Lobos, de São Paulo, explica que a composição de ambos os nutrientes pode dar pistas sobre o que é mais saudável. “A margarina é um produto artificial, rico em gordura e cheio de aditivos. Além disso, é rica em Ômega 6, nutriente que se ingerido em grande quantidade aumenta os riscos de desenvolver processos inflamatórios e doenças coronárias”, detalha o médico. Ainda segundo ele, “a margarina amplia também os riscos de câncer, por ser um produto totalmente industrializado e com aditivos como corantes e estabilizantes”, emenda.

Já a manteiga, é rica em gorduras saturadas, que aumentam os níveis de colesterol LDL, associados a maiores taxas de doença cardíaca. Mas, a gordura saturada dos lácteos também aumenta os níveis do chamado bom colesterol, HDL, que remove o LDL que pode se acumular nas paredes arteriais. Aumentar tanto o HDL quanto o LDL faz da gordura saturada dos lácteos um “lava-jato cardíaco”.

Além disso, os cientistas agora sabem que há dois tipos de partículas de LDL: algumas são pequenas e densas e outras são grandes e esponjosas. As grandes parecem ser, em sua maioria, inofensivas, e são elas que aumentam com a ingestão de gordura saturada. Por outro lado, a ingestão de carboidratos aumenta as partículas pequenas, que parecem estar ligadas à doença cardíaca, por se aderirem às paredes das artérias.

Há uma terceira categoria de gorduras, que os médicos não recomendam de jeito nenhum: as trans. Como elas são obtidas por meio do processo de hidrogenação dos óleos vegetais, estão presentes apenas nas margarinas, exceto nas zero trans. A indústria costuma usar muito esse processo, pois ele aumenta a validade do produto e reduz a necessidade de refrigeração, o que acaba barateando o produto.

Nos EUA, os consumidores já estão exigindo a substituição de margarina por manteiga. Um bom exemplo aconteceu, recentemente, no McDonald’s. Segundo Molly Starmann, Diretor de Relações com o Consumidor e de Reputação do McDonald’s, “ao longo do tempo, a rede de restaurantes da marca deixou de usar a manteiga em seus produtos, substituindo-a por margarina. Mas, ouvindo os pedidos de nossos consumidores, voltamos a usar a manteiga”. Ela completa dizendo que, “sinceramente, o sabor ficou melhor e os consumidores se sentem bem em relação aos produtos”.

Fontes:

Jornal O Tempo

Hoard’s Dairyman

http://www.bebamaisleite.com.br/