VIII Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas recebe 1637 amostras

0
7

Durante os três próximos meses (setembro, outubro e novembro) uma equipe de provadores especializados deverá analisar e julgar as 1637 amostras inscritas no VIII Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas

Polo de Excelência do Café

Este número representa um aumento de 70% em relação à participação média dos últimos quatro anos. Os participantes representam as quatro regiões cafeeiras do Estado: Sul e Minas, Cerrado, Matas de Minas e Chapadas de Minas.

Em sua oitava edição, o objetivo principal do Concurso vai além da seleção dos melhores cafés produzidos em solo mineiro. Na avaliação do coordenador do Concurso, Marcos Fabri Júnior, da Emater de Lavras, mais do que prêmios, os participantes do concurso estadual de qualidade buscam o reconhecimento de que produzem cafés de qualidade superior. “Este concurso de café tem um enfoque diferenciado. Nosso principal objetivo não é estimular a competição. O caráter é mais educativo”, reforça.

As amostras serão analisadas e os resultados serão detalhados em laudos, a serem entregues para os extensionistas da Emater-MG responsáveis pelas inscrições. De posse destas informações, os extensionistas poderão orientar os produtores nas tomada de decisão sobre práticas prioritárias para se alcaçar ainda mais qualidade no café que será produzido nas próximas safras. O Concurso serve como um retrato da cafeicultura mineira, cujas informações poderão nortear futuras políticas públicas de pesquisa e extensão.

O VIII Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A iniciativa tem parceria de diversas instituições, como Universidade Federal de Lavras, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg), Federação de Agricultura (Faemg), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaemg), Centro de Excelência do Café, Polo de Excelência do Café e Instituto Federal de Ensino e Tecnologia (Campus Machado).

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=viii_concurso_de_qualidade_dos_cafes_de_minas_recebe_1637_amostras&id=62562

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here