Vendas de sêmen Girolando crescem 20% na Alta em 2013

0
5

17 de dezembro de 2013

O crescimento nos investimentos em tecnologias para alavancar a produção leiteira brasileira é fundamental. Uma das ferramentas importantes para auxiliar o produtor a superar os desafios é o melhoramento genético. Em termos de comercialização de sêmen para a prática de inseminação artificial, a Girolando se destaca no mercado. Segundo a Embrapa Gado de Leite, nos últimos três anos, a evolução nas vendas de sêmen da raça chegou a 81,67%, enquanto a do conjunto das raças leiteiras cresceu 19,22%.

O segmento segue otimista. Na central de inseminação Alta, as vendas de sêmen Girolando aumentaram 20% ao longo do ano. Para Guilherme Marquez, gerente de Produtos Leite Nacional, este resultado se deve às apostas que a empresa tem realizado na raça. “Hoje, a Alta é a central que possui maior quantidade de touros Girolando no mercado e a que mais se destaca nas provas de progênie da raça, com 60% dos touros de sua bateria provados. Como resultado, é a que mais vende sêmen desta raça”, afirma Guilherme.
A Fazenda Xapetuba, de Uberlândia (MG), é uma das fornecedoras de embriões da raça Girolando para os programas de Fertilização In Vitro (FIV) da Alta. Desde 2011, a Xapetuba também vem trabalhando com melhoramento genético e os animais, que ainda estão na primeira ou segunda cria, já apresentam resultados interessantes. Em três ordenhas diárias, a média atual é de 23 litros/dia. “A Girolando é uma raça versátil e pode ser trabalhada não somente à pasto, mas em sistemas de 100% confinamento também apresenta boa produtividade. Pela sua variabilidade de graus de sangue, pode ser utilizada em qualquer estado do Brasil ou em outros países”, comenta Thiago Silvieira, proprietário da fazenda.
Resultados
A Embrapa Gado de Leite realiza um trabalho importante que colabora para este desenvolvimento expressivo da raça no Brasil. Desde 1997, são realizados testes de progênie para identificar as melhores opções do mercado. Em julho deste ano foi lançado oficialmente o Sumário de Touros da Raça Girolando em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.
Dos touros apresentados no Sumário, sete dos 10 primeiros foram da bateria Alta. São eles: em 1º Tango Storm Renascer (5/8) com PTA Leite de 451 kg; 2º Argeu Leduc Santa Luccia TE (3/4) com PTA Leite de 444 kg; 5º Diamante Billy do Cacá (3/4) com PTA Leite de 235 Kg; 7º Fausto Polo Itauna (5/8) com PTA Leite de 224 kg; 8º Turbante Touch das Arábias (5/8) – PTA Leite de 206 kg; 9º Nicolau Fausto Itauna (P.S) com PTA Leite de 198 Kg e em 10º Magical Mascot TE Rancho Alegre (5/8) com PTA Leite de130 kg.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Alta
http://www.girolando.com.br/index.php?paginasSite/noticia,37,1909