Variedades primitivas de trigo e milho são apresentadas em Feira Botânica

0
51

Embrapa vai mostrar variedades de milho tradicional e do trigo veadeiro em exposição em shopping de Brasília. Essas espécies saíram diretamente das suas câmaras de conservação para as roças do povo indígena Krahô e comunidades da que habitam a Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Brasília –DF), unidade  da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participará de Feira Botânica no Shopping CasaPark, em Brasília, DF, nos dias 24 e 25 de setembro de 2005.

Durante a mostra, a Unidade apresentará os trabalhos de resgate e conservação de espécies vegetais primitivas, que já resultaram no repatriamento de sementes tradicionais de milho e outros produtos ao povo indígena Krahô, do Tocantins.  Essas sementes são conservadas em seu Banco Genético e a sua devolução a esse povo fez com que renascessem rituais e formas tradicionais de conservação praticamente esquecidos.

Outro fato importante, que comprova a importância da conservação de sementes tradicionais, foi a doação de sementes do trigo veadeiro à prefeitura da cidade de Alto Paraíso, em Goiás. Essa variedade primitiva já foi muito cultivada no passado e, apesar de muito produtiva e adaptada às condições climáticas e ambientais da região, desapareceu.

Graças ao programa de conservação desenvolvido para preservar espécies vegetais, autoridades municipais de Alto Paraíso puderam reaver as sementes.  Esses materiais são conservados em câmaras com temperatura de 20ºC abaixo de zero e in vitro, com o objetivo de fornecerem, no futuro, características genéticas necessárias ao melhoramento genético de novas plantas, criando variedades mais produtivas e resistentes a doenças e insetos.

As amostras de sementes doadas estão sendo multiplicadas para distribuição a pequenos produtores. A exposição da Embrapa na Feira Botânica do Shopping CasaPark acontece no dia 24 de setembro (sábado), das 10 às 21h00, e no dia 25 (domingo), das 10 às 18h00.

Edvalson B. Silva (Mocoin) & Fernanda Diniz
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Contatos: (61) 3448-4769 – mocoin@cenargen.embrapa.br e fernanda@cenargen.embrapa

Fonte:

http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2005/setembro/foldernoticia.2005-08-15.8960961186/noticia.2005-09-23.6590032427/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here