Universidade Canavieira abre curso focado no controle de qualidade de açúcar e álcool

0
8
02/07/13
O portal Universidade Canavieira abre uma nova modalidade de treinamento para técnicos de laboratórios das usinas brasileiras. O curso Métodos de Análises para Controle de Qualidade de Açúcar e Álcool está disponível a partir de hoje. O programa contempla metodologias e boas práticas que resultam na eficiência do processo de controle de qualidade: da operação e calibração de equipamentos até a execução de ensaios técnicos.

De acordo com o diretor geral do portal Universidade Canavieira, Tadeu Andrade, o novo curso surgiu para atender a uma necessidade das usinas brasileiras diante de constantes alterações nos protocolos do comércio internacional de commodities, como a exigência por certificações e novos parâmetros de qualidade.

Andrade atuou por cerca de dez anos à frente da área de Pesquisa & Desenvolvimento do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, principal órgão de fomento tecnológico da cadeia produtiva sucroenergética nacional, sediado em Piracicaba. O portal Universidade Canavieira foi criado há cerca de um ano e disponibiliza hoje mais de 50 cursos à distância. O módulo de ensino cobre as áreas agrícola e industrial, além de possibilitar a preparação e o aprimoramento de mão de obra especializada através de programas especiais.

Na área agrícola, os cursos são Cartas de Solo, Colheita Mecanizada, Broca Gigante, Imagens de Satélite, Corte, Carregamento e Transporte (CCT); Experimentação Agrícola, Adubação e Plantio Mecânico. A temática industrial inclui Fabricação de Açúcar, Balanço Energético, Fermentação e Descarga, Alimentação, Preparo de Cana e Extração.

No tocante à formação de mão de obra, há cursos voltados para os mais diferentes perfis profissionais: Técnicas de Apresentação, Direção Defensiva, Motorista Canavieiro, Gestão do Tempo, Liderança e outros.

 

Fonte: Agrolink