Trigo de duplo propósito

0
3

Estudos mostram que o trigo pode fornecer forragem verde no período de carência alimentar e, ainda, produzir grãos.

Na Embrapa Trigo, desde a década de 1970, vem sendo desenvolvidos cereais de inverno, principalmente com a cultura de trigo, para serem utilizadas como espécie destinada a fornecer forragem verde no período de carência alimentar e, ainda, produzir grãos.

Esse material poderá ser semeado somente para pastejo (duas ou mais vezes), somente para produção de grãos ou, ainda, para duplo propósito (um ou dois pastejos e produção de grãos).

O trigo de duplo propósito pode ser semeado no outono, antecipadamente à época preferencial a cada espécie, em sua região. O trigo de duplo propósito, que possui o sub-período da emergência ao espigamento longo, deve ser semeado em época anterior à indicada para cultivares precoce. Indica-se antecipar a semeadura em até 20 dias antes da época para cada município para cultivares de trigo semi-tardios, enquanto as cultivares tardias em até 40 dias da época indicada para cultivares precoces, indicadas exclusivamente para a colheita de grãos.

O trigo como cultura de duplo propósito, forragem e grãos, tem sido usado em diversos países, como Estados Unidos, Austrália, Uruguai e Argentina, como alternativa econômica em sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP). Nos Estados Unidos o trigo cultivado para duplo propósito tem gerado maior retorno econômico do que o trigo somente para grãos.

No Sul do Brasil, tem sido observado que o trigo de duplo propósito após ser pastejado produz rendimento de grãos similar ou mais elevado, em relação ao trigo não pastejado, em virtude de vários fatores como elevado afilhamento, renovada área foliar, redução de porte, permitindo maior contribuição fotossintética ao desenvolvimento da planta. As plantas de trigo tendem a se ajustar após o pastejo antes do período crítico do alongamento dos entre-nós.

Além disso, não tem sido observado diferenças entre o número de espigas, número de grãos por espigas, massa de grãos, peso do hectolitro e peso de mil grãos de trigo somente de grãos com o trigo de duplo propósito.
Henrique Pereira dos Santos
Pesquisador da Embrapa Trigo
(54)3316.5800 / www.cnpt.embrapa.br

Fonte: http://www.grupocultivar.com.br/artigos/artigo.asp?id=929

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here