Soca seca: período ideal para herbicidas

0
12

Momento permite aplicação na pré-emergência de plantas daninhas, eliminando a competição em quase 100%

Kamila Pitombeira/Portal Dia de Campo

 

As plantas daninhas podem causar perdas de até 80% na produtividade do canavial, dependendo da pressão de infestaçao. Nesse contexto, a soca seca é um momento oportuno para realizar o manejo dessas plantas, já que nesse caso, a aplicação dos herbicidas seria feita em pré-emergência, eliminando em praticamente 100% a competição causada pelas plantas daninhas. Como mais uma alternativa para o produtor rural, a Bayer CropScience oferece o herbicida pré-emergente Provence, que promete controlar com eficiência a digitaria nuda, uma espécie de capim colchão que se tornou importante nos últimos anos, além das demais gramíneas que infestam a cultura.

Segundo João Pivetta, gerente de cana-de-açúcar da Bayer CropScience, o manejo das plantas daninhas pode ser feito ao longo de todo o ciclo da cultura, seja nas épocas chuvosas ou nas secas. Nas épocas chuvosas, o manejo é feito geralmente na pós-emergência das plantas daninhas, o que oferece o risco da mato competição. No período seco, todas as aplicações são feitas na pré-emergência, eliminando esse risco em até 100%, praticamente.

Antes da aplicação de herbicidas, é importante que o produtor tenha um histórico muito claro sobre sua área, como conhecer profundamente quais plantas infestam sua região e aquelas que  predominam na sua cultura. Ele deve saber também sobre a pressão de infestaçao  com a qual essas plantas se manifestam na área,  conhecer o tipo de solo com o qual está trabalhando, além de noções sobre tecnologia de aplicação — afirma o gerente.

Pivetta diz que sempre que o produtor trabalhar com produtos químicos é importante que ele tenha cuidados básicos com relação ao manuseio desses produtos, como a utilização de equipamentos de segurança. Outros pontos importantes na questão da aplicação que envolvem a segurança do aplicador e a eficácia da colocação do produto no campo são as condições climáticas. De acordo com ele, o produtor deve evitar ventos fortes e baixa umidade relativa, por exemplo.

O gerente conta ainda que a premissa básica para o manejo de plantas daninhas é que o produto seja aplicado uma única vez. No entanto, como ele explica, existem situações onde haverá a necessidade de realizar uma catação no sentido de controlar as plantas daninhas que por ventura possam ter escapado do controle principal.

Como mais uma alternativa disponível no mercado para controlar o problema de plantas daninhas que afetam o canavial, Pivetta cita o Provence, um herbicida pré-emergente produzido pela Bayer CropScience.

Ele conta com excelente ação graminicida, sendo um dos poucos produtos que controlam com eficiência a digitaria nuda, uma espécie de capim colchão que se tornou importante nos canaviais, além de outras espécies de plantas daninhas que atacam a cultura — afirma.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Bayer através do número 0800-011-5560.

 

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=soca_seca_periodo_ideal_para_herbicidas&id=62285

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here