Sistemas de plantio na cafeicultura

0
55

A primeira decisão importante para um produtor de café é a escolha do local da lavoura, ou o entendimento das características do terreno disponível e das necessidades de ajustes para melhor resultado na produção.

Sugere-se, entretanto, que sejam evitadas áreas com as seguintes características:

– Voltadas para regiões sujeitas à ação de ventos frios, prejudiciais ao cafeeiro;

– Que tenham sido utilizadas para plantio de café há menos de 5 anos, situação propícia para o aparecimento de pragas e moléstias no novo cafezal;

– Com baixadas úmidas;

– De topografias muito íngremes, solos rasos, pedregosos ou muito erodidos.

Sistemas de plantio

A segunda decisão refere-se à definição do sistema de plantio, visando adequação à característica do local, clima e objetivos em termos de resultados desejados.

Um dos sistemas de plantio existentes é o de livre crescimento, muito utilizado, por exemplo, nas culturas do estado de São Paulo. Para a maioria das regiões cafeeiras de São Paulo, o sistema de plantio de café que pode ser recomendado de modo geral é o de livre crescimento.

Ao adotar esse sistema, deve-se utilizar um espaço indicado de 4m x 2,5 m, para as variedades Mundo Novo e Bourbon Amarelo, podendo haver alterações em função das condições locais. Nesse sentido, sugere-se a utilização de duas a três mudas por cova, alinhadas e com distância entre 20 e 25 cm de uma para outra.

Para as regiões mais altas, como as encontradas na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, recomenda-se um espaço de 3m x 2 m, com duas mudas por cova e condicionado ao decote das plantas.

Esse sistema prevê que o decote seja renovado entre três e cinco anos (exceto em situações de safras elevadas, que indicam uma renovação logo após a colheita). Como resultado, oferece uma produção intensiva, especialmente nos primeiros anos, sendo indispensável a assistência mais efetiva de um técnico.

 Fonte: http://www.sebrae.com.br/setor/cafe/o-setor/producao/manejo/integra_bia?ident_unico=120000443

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here