Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil tem início hoje em Porto Alegre

0
2

05/11/2013

Começa hoje (05.10), em Porto Alegre, o II Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil. A partir da 13h30, terão início as palestras com os seguintes temas: “O que explica a diversidade dos queijos artesanais?” e “Apresentação de queijos artesanais brasileiros”. As atividades ocorrem no Hotel Ritter, e a abertura oficial do evento será na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag), localizada na Rua Santo Antônio, 121, bairro Floresta, às 18h30, com a Mostra de Queijos Artesanais do Brasil.

Mais de 400 pessoas devem acompanhar as palestras e participar dos grupos de trabalhos do evento, que ocorre até a próxima quinta-feira (07.10) e tem como tema central “Diversidade, Qualidade e Identidade”. O Simpósio é promovido pela Emater/RS-Ascar, ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), secretarias do Desenvolvimento, Rural, Pesca e Cooperativismo e da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Fepagro e Embrapa.

Segundo os organizadores, o objetivo do evento será apresentar, divulgar e valorizar os queijos artesanais brasileiros; discutir a legislação nacional referente à fabricação de queijos e propor adequações que contemplem a produção artesanal; conhecer e divulgar estratégias de fortalecimento da identidade dos queijos artesanais brasileiros, através de certificações e registros; propiciar espaço para debate, entre produtores, técnicos e demais interessados nos queijos artesanais brasileiros; e contribuir para o estabelecimento de políticas de apoio à produção artesanal de queijos de leite cru no país.

Fonte: Emater