Revanche do milho sobre o feijão

0
11

Santa Catarina amplia área do milho em mais 5% (para 580 mil hectares) e mantém a soja em 460 mil hectares, afirma Expedição Safra

Gazeta do Povo

Santa Catarina está ampliando a área de milho em mais de 5% (para 580 mil hectares) e mantendo a da soja (em 460 mil hectares), conforme produtores, técnicos e analistas consultados pela Expedição Safra. Terras que serviam à pecuária e ao cultivo de batata estão sendo convertidas em lavouras de grãos no centro do estado, perto da divisa com o Paraná. Além disso, deve haver mudança na distribuição de espaço entre as culturas de verão.

O cereal havia recuado na safra passada, principalmente na região de Campos Novos, e agora segue tendência inversa. “Estamos devolvendo ao milho a terra que usamos no ano passado para aumentar a produção de feijão”, relata o produtor Jean Paulo Almeida, que elevou o plantio do cereal de 60 para 215 hectares e manteve a área da soja em 415 ha.

A produção de milho tende a chegar a 3,7 milhões de toneladas e a da soja a 1,45 milhões, em Santa Catarina. Ainda surpresos com os resultados de 2010/11, os agricultores não descartam redução. Depois de uma safra tão cheia, não é fácil sustentar os índices de produtividade, afirma João Padilha, que cultiva 130 hectares de milho e soja em Campos Novos. “Os investimentos em insumos são os mesmos, mas uma variação no clima é normal”, observa.

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=revanche_do_milho_sobre_o_feijao&id=63944

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here