Raça Moxotó

0
555

O nome da raça é originário do Vale do Moxotó, no estado de Pernambuco, espalhou-se por todo o Nordeste. A cabra Moxotó é criada em Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí e Bahia, principalmente. Os animais atingem 62 cm de altura.

 Oriundos de animais introduzidos há séculos pelos colonizadores, criados sem os devidos cuidados quanto á seleção e à alimentação, porém extremamente rústicos e produtores de peles excelentes. As fêmeas adultas pesam de 30 a 40 Kg. Os animais apresentam uniformidade de cor, tamanho e tipo.

 A pelagem é báia ou mais clara, com uma lista negra que se estende do bordo superior do pescoço à base da cauda. Possuem uma auréola negra em torno dos olhos e duas listras negras que descem até a ponta do focinho. As orelhas, a face ventral do corpo e as extremidades dos membros, abaixo dos joelhos e garrões, são também negros, assim como as mucosas, as unhas e o úbere.

 Nos machos as listras escuras são mais largas e comumente a face e as barbas são negras. Os pêlos são curtos, lisos, cerrados e brilhantes. A cabeça de tamanho médio, com fonte convexa e chanfro levemente cavado. Focinho amplo. Orelhas médias, dirigidas lateralmente e um pouco acima da horizontal. Chifres leves, de comprimento médio, saindo para trás, para fora e para cima, em curvadura regular. Os machos freqüentemente possuem barbas e excepcionalmente são machos.

 O pescoço curto, forte e levantado, mantendo a cabeça elevada. Nas cabras é mais fino. O corpo bem feito e músculo, profundo e de comprimento médio. Cruzes pouco cortantes e mais baixas que as ancas. Dorso e lombo direitos e largos. Garupa curta e inclinada, porém larga. Peito forte e proeminente. Tórax amplo. Ventre longo, volumoso e ajustado ao conjunto. Úbere pequeno, de base reduzida. Tetas bem feitas. Membros secos, fortes, bem agrupados e de comprimento médio. Coxas e braços descarnados. Unhas fortes. A cauda é preta na parte dorsal e clara nos bordos.

 A Moxotó é uma cabra rústica e prolífica, pois 40% de seus partos são duplos e a média é de 1,20 e a mortalidade para animais até um ano é de 32,9%. O peso médio de animais com um ano de idade é de 15 Kg. Sua produção leiteira é baixa, em torno de meio litro dia , durante um período de 4 meses. Embora não seja grande, graças à sua musculatura geral, conformação e ossatura leve, e boa produtora de carne.

 É notável pela uniformidade e como produtora de peles excelentes. Esta raça é apresentada no padrão homologado pela ABCC como de múltipla aptidão, produzindo leite, pele e carne. É a única raça brasileira com padrão reconhecido e homologado junto à ABCC.

 Destinação:

 Pele.

 Região mais adequada:

 Nordeste brasileiro: PI, BA, PE e CE.

Fonte: Sebrae – Projeto Aprisco

Site Visitado:

http://www.cabanhainvernada.com.br/index.php?option=content&task=view&id=91&Itemid=58

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here