Raça Alpina

0
450

A raça Alpina é originária da parte meridional dos Alpes Suíços, também, criada em regiões da França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Canadá. A Alpina é especializada na produção de leite e possui número expressivo de animais no Brasil.

Suas orelhas são finas, retas, estreitas, de tamanho médio, saindo para os lados e pra cima , conchas auriculares alongadas e bem formadas. Os pelos são curtos e lisos e os animais podem ter ou não brincos, barbas e chifres. Os machos pesam em média 80 Kg e as fêmeas, 50 Kg.

Essa raça apresenta vários padrões de pelagem:
· Chamoisée : pelagem castanho-pardo com lista preta da nuca até a garupa; ventre, chanfro e parte distal dos membros, negro (padrão suíço) ou creme com listas pretas (padrão alemão);
· Noir : pelagem preta uniforme;
· Policromada : pelagem chamoisée com uma ou mais manchas brancas distribuídas pelo corpo;
· Repartida : parte anterior do corpo castanho-claro e posterior castanho-escuro ou preto, ou inverso, com o anterior escuro e o posterior claro;
· Mantelée : cabeça, pescoço, membros e parte ventral do corpo castanho-escuro ou negro. De uma forma ilustrativa dá a impressão de um animal castanho coberto com um manto negro.

Para as fêmeas registradas na categoria Pura por Cruza de Origem Desconhecida – PCOD, só é aceita a pelagem chamoisée. A pele é escura, solta e flexível e as mucosas escuras. Sua cabeça é média, cônica, alongada e fina, com a testa bem proporcionada e descarnada. Seu focinho é grande e largo e seu perfil é subcôncavo.

Deve-se tomar cuidado ao importar animais dos Estados Unidos ou Canadá, pois a raça denominada Alpina é classificada como Alpina Americana, de pelagem e características morfológicas bastante distintas, não sendo aceito o cruzamento entre essas duas raças para efeito de registro, exceto os filhotes forem registrados como ½ sangue. Nesses países a cabra considerada Alpina no Brasil é denominada oberhasli.

Destinação:

Leite.


 Fonte: Sebrae – Projeto Aprisco.

Site visitado:

http://www.cabanhainvernada.com.br/index.php?option=content&task=view&id=92&Itemid=59

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here