Queijos e manteiga de leite de cabra

0
28
A produção de queijos com leite de cabra é um bom negócio, proporcionando bons lucros pois, devido ao seu excelente sabor, alto valor nutritivo e boa digestibilidade, é um ótimo alimento.
Somente depois de bem maturados ou quando pulverizados com mofos brancos ou azuis é que esses queijos liberam os ácidos capróico, caprílico e cáprico (ácidos graxos do leite), responsáveis pelo “sabor caprino”, ficando os queijos com o seu cheiro e sabor típicos.
Queijos com cheiro ou sabor fortes significam que havia bode perto das cabras e que lhes impregnou o leite com o seu cheiro. Por esta razão, os bodes devem ser mantidos separados do rebanho, sendo a ele juntados somente nas estações de monta ou com as cabras, na hora do acasalamento.
Manteiga
A manteiga feita com o leite de cabra é de cor branca e não amarela, como a manteiga feita de leite de vaca. É pouco consistente e de aspecto menos atraente do que a de vaca e mais parecida com a manteiga feita de leite de búfala. O seu valor nutritivo é bastante elevado e sua aceitação comercial é cada vez maior, exatamente por se tratar de um produto saudável e nutritivo.
Quarto do leite, queijeira ou laticínios
O leite é um produto que requer cuidados especiais, para que não perca suas qualidades, adquira cheiros estranhos, se contamine e até mesmo se estrague, tornando-se impróprio para o consumo. Por esta razão, para que possa ser manipulado nas melhores condições, principalmente de higiene, devemos ter um compartimento especial para isso, vedado à entrada de moscas, abelhas, outros insetos e qualquer outro animal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here