Projeto de cultivo da seringueira de Quatis é aprovado em edital de inovação da Faperj

0
21

Programa resultante de parceria entre a FIRJAN e o Instituto Tecnológico da Borracha (ITeB) terá apoio para a introdução da seringueira como negócio socioambiental de longo prazo e reabilitação de áreas degradadas

O Projeto Inova Quatis, um programa de cultivo da seringueira no município, foi aprovado pelo edital de Apoio à Inovação Tecnológica da Faperj. Resultado de uma parceria entre o Sistema FIRJAN e o Instituto Tecnológico da Borracha (ITeB), o projeto terá apoio para o monitoramento e educação para sustentabilidade na introdução da seringueira como negócio socioambiental de longo prazo e reabilitação de áreas degradadas.

O objetivo do edital Faperj é apoiar o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica no estado do Rio, que introduzam uma novidade ou aperfeiçoem o ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços que incorporem aumento de produtividade e modificações no bem-estar social.

O programa realizado em Quatis funciona através de um polo de desenvolvimento da heveicultura, onde pequenos produtores recebem assistência técnica e formação adequada para o cultivo da seringueira dentro dos parâmetros de sustentabilidade. Com a aprovação no edital Faperj, o Inova Quatis irá disponibilizar o plantio de 10 mil mudas de seringueiras, distribuídas em diversas propriedades da região. Ao todo, as árvores vão ocupar 20 hectares.

Em estados como o Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo, a cultura da seringueira representa uma importante fonte de renda para pequenos proprietários rurais. Além de gerar empregos diretos e indiretos, ele cria condições favoráveis para a fixação do homem no campo. A parceria entre o Sistema FIRJAN e o ITeB quer fortalecer o desenvolvimento da heveicultura no Rio de Janeiro, para auxiliar o desenvolvimento do setor em todo o estado.

Fonte:

http://www.folhadointerior.com.br/v2/page/noticiasdtl.asp?t=PROJETO+DE+CULTIVO+DA+SERINGUEIRA+DE+QUATIS++%C9+APROVADO+EM+EDITAL+DE+INOVA%C7%C3O+DA+FAPERJ&id=33935

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here