Programa De Melhoramento Genético ” Genética Aditiva ” Excelência em Produção de Carne

0
46

A Genética Aditiva, originária do grupo Helio Coelho & Filhos, seleciona Nelore desde 1983, quando iniciou um programa de melhoramento genético na Fazenda Remanso, com o Dr. Sérgio Matos e Geraldo Figueiredo (CNPG Embrapa – MS).

A partir de 1991, aderiu ao Programa Nelore Brasil, onde atualmente participam 475 fazendas dos mais destacados criadores de Nelore, totalizando mais de 1.300.000 animais avaliados.

Além das exigências do Programa Nelore Brasil, o Programa de Qualidade Genética Aditiva implanta a seleção para as seguintes características:

– Precocidade Sexual:
• Fêmeas – Acasalamento de fêmeas, visando o primeiro parto aos dois anos de idade e sua manutenção na estação de monta (garantindo uma cria a mais na vida útil da fêmea).
• Machos – Ultrassonografia de Testículos: animais com idade de 10 a 12 meses, buscando selecionar animais e linhagens com maturidade sexual.

– Acabamento para terminação frigorífica: Uso de ultrassonografia de carcaça visando à seleção dos animais com melhores características de rendimento ao abate (Área de Olho de Lombo – AOL, e Espessura de Gordura – EG).

– Temperamento: Aplicação do Reateste para a seleção de animais de temperamento mais dócil, visando a redução com a perda de energia, e risco de acidente.

Diante dos resultados obtidos, a Genética Aditiva ocupa a posição de líder entre todos os rebanhos avaliados no Programa Nelore Brasil. Como prova dos resultados, a Genética Aditiva recebeu o prêmio de “Melhor Progresso Genético do Programa Nelore Brasil/ANCP”

REM MR. CARCAÇA

REM Mr. Carcaça (REMT 3278) MGT 1448 TOP 1% ANCP/2010 – Touro de carcaça diferenciada, com excepcional musculatura e temperamento dócil. Suas filhas vêm se destacando nas provas de avaliações, imprimindo muita costela e precocidade de acabamento. Filho do Marisco IZ, em vaca REM Jiomara REMT 1083 MGT 1505 Top 0.5% (Zefec), destaque em habilidade materna. Imprime profundidade e comprimento de costela, rápido crescimento, precocidade de acabamento e rendimento frigorífico.

REM NOSTAURO TE

REM Nostauro TE (REMT 2831) MGT 1538 TOP 0.5% ANCP/2010 – Touro que alia padrão racial e ótima avaliação genética. Animal de carcaça moderna, boa pigmentação e umbigo corrigido. Filho do Rambo do MN com a vaca REM Jurpila (MGT 2192, top 0.1%), principal doadora do rebanho Genética Aditiva, com mais de 100 filhos avaliados. Imprime rápido crescimento, habilidade materna e área de olho de lombo (AOL). Seu cruzamento com vacas comerciais garantiu à Agropecuária Pilon o prêmio de vencedor de melhor lote de garrotes e novilhas Nelore, na Exposição de Camapuã/2010, considerada a “Capital do Bezerro de Qualidade”. Touro destaque na venda de sêmen da Semex do Brasil.

REM RICKET
REM Ricket (REM 4237) MGT 2321 Top 0.1% ANCP/2010 – Touro reprodutor nº 1 do Sumário ANCP/2009. Melhor filho do Quark Col. avaliado ANCP, na vaca REM Nona (Rambo da MN) MGT 1779 Top 0.1%. Animal cuja produção é destaque no plantel Genética Aditiva da safra 2009, confirmando seu alto valor genético. Possui excelente padrão racial, imprime rápido crescimento, ganho de peso, habilidade materna, sendo destaque em rendimento frigorífico.

REM SUMÁRIO

REM Sumário (REM 4717) MGT 2103 Top o.1% ANCP/2010 – Reprodutor jovem (13/10/2007), destaque do 6º Mega Leilão Genética Aditiva Nelore Brasil/2009, adquirido 50% pelo Condomínio Parintins. Na ocasião, foram solicitadas pelos presentes 5.000 doses de sêmen. Filho de melhor avaliação do touro Provador IZ (já falecido) com a vaca REM Jogada (Zefec) MGT 1777 Top 0.1%. Animal de alto padrão racial, que possui excelentes DEP´s para ganho de peso ao ano e sobreano, perímetro escrotal, habilidade materna, precocidade sexual e área de olho de lombo (AOL). Touro requisitado por várias centrais e contratado em 2009 pela Semex do Brasil.
PLANTEL GENÉTICA ADITIVA
A Genética Aditiva possui em seu rebanho outros touros de destaque como: REM Noturno, REM Oneraldo, REM Rinópolis, REM Nashe, REM Quilano, REM Quartudo, entre outros.
Fonte: Genética Aditiva
http://www.ruralpecuaria.com.br/search/label/Bovinocultura%20de%20Corte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here