Produção de laranja em SP deve chegar a 377 mi de caixas

0
8

A produção de laranja do estado de São Paulo deve chegar este ano a 377,06 milhões de caixas de 40,8 kg da fruta. Os números são do último levantamento realizado pela Conab e divulgado nesta quinta-feira (1º), em Brasília.

Houve um aumento de cerca de 27% em relação à safra passada (322,17 milhões de caixas) e de 6,22% comparado ao levantamento (354,98 milhões de caixas) realizado no mês de maio. Já a área ocupada diminuiu, ficando em 580,57 mil hectares, enquanto que no último estudo chegou a 601,6 mil ha. A redução se deve à erradicação de pomares improdutivos e à migração das pequenas propriedades para o plantio de cana-de-açúcar. A área em produção é de 535,01 mil ha e a produtividade média atual atinge 704,78 caixas/ha e 1,92 caixa/pé.

A produção cresceu, mesmo com a redução de área. Isto se deve à tecnologia aplicada aos novos pomares e à substituição de áreas improdutivas por novos plantios, com maior potencial produtivo. Do total produzido, 86%, ou cerca de 324,3 milhões de caixas, vão para as indústrias processadoras de suco, enquanto que 14%, ou as 52,79 milhões de caixas restantes, seguem para o mercado de consumo in natura.

A pesquisa da safra da laranja é feita pela Conab em parceria com a Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). Utilizam-se recursos de amostragem probabilística estratificada, seguindo o critério de segmentação. Os dados foram coletados entre julho e agosto deste ano, mediante aplicação de questionários junto às unidades de produção agrícola.

Raimundo Estevam
Conab
geimp@conab.gov.br

Fonte: http://www.grupocultivar.com.br/site/content/noticias/?q=22208#22208

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here