Produção de grãos deve chegar a 3 milhões de toneladas no Tocantins

0
4

18/12/2013

A área destinada para safra de 2013/14 no Tocantins deve crescer até 10%, passando de 813 mil hectares para 897 mil hectares. Com isso, a produção deve crescer até 15 %, saltando de 2,6 milhões de toneladas na safra passada para mais de 3 milhões de toneladas. Os números foram divulgados neste mês de dezembro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Atualmente, o Tocantins é o principal produtor de grãos do Norte do País e terceiro no cultivo de arroz em nível nacional. A maioria da produção de soja, milho e arroz vem de cidades do Centro e Sudeste do Estado, responsáveis por 1,2 milhões de toneladas na safra atual.

Mesmo em ritmo crescente, o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, projeta uma maior capacidade de produção, uma vez, que dos 13 milhões de hectares agricultáveis no Tocantins, somente oito estão sendo explorados. “Temos condições de aumentar essa produção em mais de 500%”, destaca. O secretário frisa que o clima favorável com solo fértil e facilidade para escoar produção tem estimulado os produtores no Estado.

O Tocantins também se destaca pelo cultivo de abacaxi e banana. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2012, foram colhidas 34 mil toneladas de abacaxi. Já a banana teve sua área e produção aumentadas em 2013 e a previsão é de crescimento para 2014.

Fonte: Agrolink
Autor: Lucas Rivas