Preços dos grãos subirão por seca nos EUA, diz governo

0
1
18/07/12 – 16:57
(Reuters) – A piora da seca que assola as lavouras no Meio-Oeste norte-americano deverá provocar um aumento significativo nos preços agrícolas, disse nesta quarta-feira (18) o secretário de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Tom Vilsack.

Mas ele avalia que não há necessidade ainda de se buscar uma redução na produção de etanol à base de milho.

Vilsack ainda pediu ao Congresso que trabalhe junto com o governo de Barack Obama em maneiras para melhorar a ajuda aos produtores, que lutam contra fortes perdas nas lavouras devido ao calor e à falta de chuvas.

Criadores de gado, suínos e aves e outros grupos estão pedindo que o governo pressione a Agência de Proteção Ambiental (EPA, sigla em inglês) a permitir que refinarias de petróleo renunciem ao mandato de misturar etanol à gasolina.

Eles argumentam que a demanda por milho para a produção de etanol é um dos fatores que eleva os preços.

Mas Vilsack disse que isso não é problema agora.

“Não há necessidade de pedir à EPA neste momento, considerando a quantidade de etanol que temos armazenado”, afirmou ele, em entrevista na Casa Branca.

O secretário disse que a seca ainda não pode ser considerada tão severa quanto a registrada em 1988.

Os futuros do milho e da soja estão sendo negociados recentemente na bolsa de Chicago perto de máximas históricas por conta da seca. Nesta quarta-feira, foi a vez do mercado de farelo de soja registrar um novo recorde histórico.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here