Pescadores ganham apoio para expandir pesca no Rio de Janeiro

0
4

Os profissionais receberam equipamentos que permitirão reduzir o custo da produção

 

As comunidades depescadoresmaricultores da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, ganharam nesta terça-feira (31/05) equipamentos que permitirão reduzir o custo de produção e ampliar a qualificação da cadeia produtiva nas duas atividades, consideradas vocações naturais do estado.

Por meio do Ministério da Pesca, o governo federal entregou ao município de Cabo Frio uma fábrica de gelo para atender às comunidades de pescadores da região. A fábrica tem capacidade de produção de 3 toneladas diárias de gelo.

O superintendente do ministério no estado do Rio de Janeiro, Jayme Antunes, diz que o gelo representa o principal custo atualmente na atividade pesqueira.

 

“Muitas vezes, o pescador, quando vai para o mar, gasta em gelo e óleo diesel até 50% e 60% do custo de uma pescaria”.

O gelo produzido nas fábricas do Ministério da Pesca pode reduzir à metade o custo para o pescador, afirma Antunes. “Esse gelo representa para o pescador uma economia formidável. Além disso, ele pode conservar o peixe por mais tempo”.

 

Maricultura


Os pescadores pagarão pelo produto, na fábrica, apenas o custo da água e da energia. “Isso vai melhorar muito a vida das pessoas que sobrevivem dessa atividade”, assinala Antunes. Já foram beneficiados com esse equipamento outros municípios do estado do Rio de Janeiro, como Itaguaí e São Pedro da Aldeia.

 

Equipamentos para estimular a atividade da maricultura (cultivo de animais e plantas em águas salgadas) também foram entregues em Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios. Ao todo, oito maricultores receberam 470 boias amarelas de 33 litros, lanternas japonesas para a criação de ostras e coquilles (tipo de molusco conhecido como vieira), além de estruturas para fixar os sistemas de cultivo que usam cabos ancorados no fundo do mar e presos a boias flutuantes, conhecidos como long lines.

 

Fonte: http://www.revistaagropecuaria.com.br/2011/06/03/pescadores-ganham-apoio-para-expandir-pesca-no-rio-de-janeiro/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here