Pecuaristas linharenses visitam propriedades em Santa Teresa

0
6
02/07/13
Pecuaristas do município de Linhares visitaram, na semana passada, propriedades do município de Santa Teresa que participam de projeto de melhoria da produtividade leiteira e apresentam resultados positivos. A visita foi coordenada pela Associação dos Produtores de Linhares e Região (APL) com o objetivo de apresentar o modelo aplicado na região e a possibilidade de avançar na produção local seguindo os métodos do projeto APL Leite.

Recepcionados pelo engenheiro agrônomo e tutor do APL Leite, Ismail Haddade, os produtores linharenses visitaram duas propriedades no período matutino. Na primeira, o Sítio Germiniano, os pecuaristas puderam observar o potencial da atividade com a adoção de tecnologias adequadas. O produtor Claudio Ferrari possui dois hectares (ha) destinados à pecuária de leite, sendo 1,2 ha de pastagem e 0,8 ha de cana para suplementação alimentar, e tem uma produção diária de 250 litros de leite. “Isso mostra que o pequeno produtor pode ter uma produtividade muito boa em pequenas áreas, desde que siga as orientações do projeto”, destaca Fernando Massete, médico veterinário da APL que acompanhou a visita.

No Sítio Arrozal, segunda visita, foi apresentado o funcionamento da propriedade e os dados dos últimos anos, mostrando que houve diminuição de área e melhora na produção, passando de 50 para 300 litros de leite, através da intensificação da atividade. No período da tarde, os produtores se reuniram com representantes da Associação dos Criadores de Gado de Leite do Espírito Santo para abordagem de temas técnicos e da entidade.

Para a pecuarista Nanci Cruz, a visita técnica abriu um novo campo de visão da atividade através da troca de experiências com outros trabalhos. “É sempre bom ver exemplos positivos de outras pessoas. Vimos que é possível alcançar os resultados. Agora, cada um precisa buscar a viabilidade em sua propriedade”, destacou, lembrando que conhecer as novidades do setor sempre contribui para o crescimento na agropecuária.

A visita técnica fez parte das ações do projeto APL Leite que visa o desenvolvimento da produção leiteira regional através de assistência técnica aos produtores para adoção de tecnologias baseadas no programa Balde Cheio, método reconhecido nacionalmente. Mais informações sobre como participar do projeto podem ser obtidas na sede da APL, que fica localizada na Rua Rufino de Carvalho, próxima a Igreja Matriz, no centro de Linhares. O telefone de contato é o (27) 9828-5836.

Fonte: Agrolink