Parceria ABS: primeiros equipamentos do Brasil para medir eficiência alimentar do Nelore

0
7
Começaram a funcionar os 16 equipamentos da tecnologia GrowSafe System, do Canadá. Esses equipamentos foram adquiridos em uma parceria entre a ABS Global e a Matinha, é o primeiro do Brasil em funcionamento para medir a eficiência alimentar da Raça Nelore.

O Growsafe vai monitorar a ingestão de alimentos e o comportamento individual dos animais. Todo o sistema é automatizado e informatizado, o que garante precisão dos dados que vão comprovar a eficiência alimentar de cada bovino.
“A diferença entre um animal de menor ou maior eficiência alimentar pode chegar a 40%, daí a importância de direcionarmos a seleção genética do Nelore para linhagens que obtenham maior ganho de peso com menor consumo de alimentos”, explica o Gerente de Produto Corte Zebu da ABS Pecplan, Gustavo Morales Britto.

O investimento total dos parceiros, incluindo a aquisição do GrowSafe, estrutura do confinamento, os equipamentos necessários e o treinamento dos profissionais , supera R$ 1.200 milhão de reais.

“É a ABS, mais uma vez, na vanguarda das mais modernas tecnologias em sintonia com as demandas do produtor brasileiro. Podemos dizer que essa é uma nova etapa no melhoramento genético do Nelore, base do nosso rebanho.
Com o início dessas análises, que serão conduzidas pela ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores), o principal objetivo é criar um índice econômico que possa permitir ao pecuarista selecionar uma genética provada para maior retorno financeiro em cada animal ou arroba de carne produzida”, afirma Márcio Nery, Diretor Geral da ABS Pecplan.

Todos dados coletados pelos Sistemas GrowSafe são monitorados continuamente pelos servidores da fabricante canadense, permitindo resolução de problemas e treinamento de funcionários através da Internet.
A coleta de dados é contínua, registra se há erros ou alterações na programação e não permite a alteração dos dados coletados manualmente. Segundo Márcio Nery ainda este ano os primeiros resultados das análises serão divulgados e em 2012 a empresa já estará disponibilizando sêmen de touros selecionados com a chancela GrowSafe.
“O mercado brasileiro já conhece o excelente trabalho de melhoramento realizado pela Matinha e o resultado de sua progênie é incontestável. Por esta razão temos a absoluta certeza de que, agregando as análises de eficiência alimentar, estaremos disponibilizando ao mercado um produto com um pacote genético único”, finaliza o diretor.

Fonte: Adriana Dorazi dos Santos – Assessoria de Imprensa ABS Pecplan
http://www.ruralpecuaria.com.br/search/label/Alimenta%C3%A7%C3%A3o%20Bovina

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here