Paraná eleva previsão da 1ª safra de milho 11/12 para 7,3 mi t

0
5
O Paraná, maior produtor de milho do Brasil, deverá produzir 7,3 milhões de toneladas do cereal na primeira safra da temporada 2011/12, previu nesta quinta-feira o Deral (Departamento de Economia Rural).

O órgão do governo paranaense elevou em 300 mil toneladas a sua previsão para o milho na comparação com o mês passado.

A se confirmar a projeção, a colheita subiria mais de 1 milhão de toneladas em relação à da temporada anterior, quando o Estado colheu na primeira safra 6,1 milhões de toneladas, segundo o Deral.

Com preços favoráveis, o Estado ampliou a área plantada em 19 por cento nesta safra, para 921,9 mil hectares, após ter reduzido o plantio nas últimas temporadas.

O Estado semeou milho até esta semana em 86 por cento da área estimada.

No caso da soja, cuja semeadura no segundo produtor brasileiro da oleaginosa avançou para 51 por cento da área projetada, a previsão de produção ficou praticamente estável em relação ao mês anterior, em 14,14 milhões de toneladas.

Na temporada passada, o Estado produziu um recorde de 15,3 milhões de toneladas de soja, segundo o Deral.

Os produtores paranaenses têm buscado acelerar o plantio de grãos nesta temporada com o objetivo de evitar eventuais secas durante o verão, em meio à fenômeno climático La Niña, segundo analistas.

TRIGO

Já a colheita de trigo deste ano foi estimada em 2,41 milhões de toneladas, ligeira alta em relação à estimativa do mês passado, de 2,38 milhões de toneladas.

O Deral ajustou a previsão após ter reduzido o volume para o cereal em meses anteriores devido ao impacto de geadas para a produção.

O Paraná, maior produtor de trigo do Brasil, produzirá cerca de 1 milhão a menos do que colheu no ano passado, quando a área plantada foi maior.

Produtores realizaram a colheita de trigo em 74 por cento da área do Estado.

O Deral também ajustou levemente para cima a estimativa da segunda safra de milho 10/11, para 6,18 milhões de toneladas, ante 6 milhões na previsão anterior. A colheita da safrinha já foi concluída no Paraná.

(Por Roberto Samora)

Fonte: http://www.agrolink.com.br/sementes/noticia/parana-eleva-previsao-da-1–safra-de-milho-11-12-para-7-3-mi-t_138526.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here