Ordenha manual em cabras

0
37

2010/07/16

Para produzir leite de melhor qualidade e mais adequado ao consumo humano, o produtor deve adotar boas práticas agropecuárias de ordenha. Nessa linha a Embrapa Caprinos e Ovinos adaptou a tecnologia de ordenha já utilizada na bovinocultura para cabras leiteiras.

O kit de ordenha manual é composto por materiais simples, como um balde plástico, uma caneca telada, mangueira, esguicho de jardim, dosador, coador, garrafa pet, cloro comercial, um par de luvas de borracha, detergente em pó e escova ou bucha natural, com objetivo de evitar a contaminação do leite por bactérias e resíduos.

Durante o programa será mostrado o passo-a-passo para utilização do kit manual de ordenha de leite de cabras, bem como outras recomendações de manejo necessárias para a obtenção de um produto com melhor qualidade e maior aceitação no mercado.

De acordo com a pesquisadora Léa Chapaval, líder do projeto que adaptou o kit desenvolvido na Embrapa Gado de Leite, a maioria dos materiais já é conhecida dos produtores, que precisam apenas ser incentivados a fazer o uso correto deles. “É preciso chamar atenção para aspectos como a limpeza do local da ordenha, o uso da água clorada para higiene dos baldes, as mãos do ordenhadores, que devem estar limpas e com unhas cortadas. Cerca de 80% das contaminações ocorrem nas salas de ordenha, com prejuízos aos produtores. A ocorrência de mastite, por exemplo, pode gerar a perda de 250 gramas de leite por dia em cada animal,” destacou Léa.

Fonte: http://anglo-nubiana.blogspot.com/search/label/Ordenha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here