Obtenção de pectina, bioflavonóides e etanol a partir de resíduos cítricos

0
28

Este projeto tecnologico visa disponibilizar para a indústria, uma nova tecnologia para produção de pectina, etanol, ração animal e bioflavonóides cítricos, especialmente hesperidina, a partir de cascas de laranjas, com baixo custo e alto rendimento.

O objetivo desta tecnologia inédita está centrado na idéia de transformar o desperdício da indústria de sucos de laranja, resíduos agrícolas abundantes e ricos em carboidratos, em produtos de alto valor agregado e em um biocombustível disponível e estratégico (etanol) para o País, utilizando infra-estrutura existente da indústria nacional, minimizando os impactos ambientais e custos do processo.

A tecnologia utilizada no desenvolvimento deste novo projeto consiste na produção de pectina, bioflavonóides cítricos e etanol utilizando uma técnica de extração e fermentação obtendo-se altos rendimentos, baixos custos de produção e ótimos rendimentos. Ao final do processo obtêm-se ainda uma ração animal com a recomposição da matéria-prima utilizada. Essa nova tecnologia desenvolvida permite a obtenção de produtos de alto valor agregado durante o processo tais como: pectina cítrica, açúcares, óleo essencial e etanol de cereal.

O pacote tecnológico engloba a transferência da tecnologia, projeto de equipamentos, treinamento de pessoal, controle de qualidade e desenvolvimento, em escala industrial, do processo a partir do aproveitamento integral de Polpa Cítrica Peletizada (PCP) e resíduos de frutas cítricas, notadamente cascas de laranjas originadas do processamento de sucos.

A tecnologia desenvolvida pelo grupo de pesquisas da Polymar, com patente depositada no INPI, foi levada a efeito tornando-se como base o enorme potencial do negócio e o aproveitamento integral de uma matéria-prima abundante e disponível no País. O Brasil é atualmente o maior produtor de laranja e exportador de suco concentrado de laranja do mundo e juntamente com os Estados Unidos produz 90% de suco concentrado mundial. Outros países destaques na produção da laranja são: China, Espanha, México, Índia, Itália, Grécia e Turquia.

Fonte: http://polymar.wordpress.com/2008/11/25/obtencao-de-pectina-bioflavonoides-e-etanol-a-partir-de-residuos-citricos-disponivel/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here