Número de animais inscritos da raça Devon na Expointer supera 2013

0
6

05/08/2014

A Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) ajusta os últimos detalhes para a edição 2014 da Expointer, que acontece entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Em 2014, a ABCD levará para a exposição 76 animais de argola de 34 expositores diferentes. Em comparação ao ano passado, o aumento no número de animais inscritos foi de 10%. O número de expositores também aumentou, chegando a 34 participantes, vinculados a 18 cabanhas. “Os dados comprovam a presença cada vez maior do Devon na principal feira de agronegócio da América Latina. Isso é fruto do trabalho diário da Associação e dos criadores da raça”, afirma Gilson Hoffmann, presidente da ABCD.

Um dos principais objetivos da Associação é valorizar a integração das famílias em torno do Devon na Expointer, através de diferentes ações. A ABCD mantém a fórmula de sucesso com a realização dos prêmios Chiripá, que busca reconhecer a participação direta das mulheres na criação do Devon no Brasil, e do Jovem Expositor, que chega a sua quarta edição neste ano. “Um dos principais pilares da Associação sempre foi a forte presença das famílias na criação da raça. Com estas premiações, revitalizamos nosso trabalho através da participação de filhos, netos e sobrinhos e valorizamos a presença sempre marcante das mulheres na criação da raça”, diz Elizabeth Cirne Lima, vice-presidente da ABCD.

Os julgamentos de machos e fêmeas de argola ocorrem em 3 de setembro, mesma data de realização do Troféu Chiripá e do Prêmio Jovem Expositor. Já o julgamento dos rústicos acontece no dia 4 de setembro. As avaliações novamente ficarão a cargo do jurado Luiz Fernando Cirne Lima, ex-ministro da Agricultura e grande criador e entusiasta da raça Devon. A ABCD também está pronta para participar da Vitrine da Carne Gaúcha, ação promovida pela Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), em parceria com os programas de carne de qualidade do RS. A Associação participa desde a primeira edição do evento, que tem como principal objetivo mostrar aos visitantes da feira as qualidades das raças em termos de acabamento de carcaça, sabor, maciez e marmorização. Os novilhos que serão enviados para terminação pertencem à Fazenda Palmeira, propriedade de Cláudio Ribeiro.

Uma novidade para este ano será o lançamento do 1º Anuário da Associação Brasileira de Criadores de Devon, reunindo fotos e informações de diversas cabanhas criadoras e de seus animais. O material foi elaborado pela agência Publicittà, de Santa Maria (RS). O evento de lançamento acontecerá na própria Expointer, no estande da Associação.

Leilão Top Devon

Após os resultados positivos do ano passado, quando obteve um faturamento total de R$ 108,86 mil com a venda de 21 animais, a Associação está bastante otimista com o leilão Top Devon, que ocorre no dia 4 de setembro, às 14h, ofertando animais rústicos e de galpão. O leilão será realizado pela empresa Rédea Remates, com transmissão ao vivo pelo site www.C2Rural.com.br. Na edição deste ano, serão ofertados 85 animais selecionados por 10 diferentes expositores. “Conforme o planejado, nosso leilão cresceu em participação e manteve a qualidade da oferta”, afirma Henrique Ribas, vice-presidente Comercial da ABCD.

Confira a programação da ABCD para a Expointer 2014:

Dia 29/08 (sexta-feira)
– Entrada final dos animais de galpão (até às 18h)

Dia 30/08 (sábado)
– 14h: Julgamento de admissão e pesagem – Jurados: Conselho Técnico

Dia 02/09 (terça-feira)
– Vitrine da Carne Gaúcha – Pavilhão Internacional – com demonstração de cortes às 10h30min e 16h

Dia 03/09 (quarta-feira)
– 9h: Julgamento de fêmeas por Luiz Fernando Cirne Lima*
– 14h: Julgamento de machos por Luiz Fernando Cirne Lima*
* Paralelamente acontecerá o Campeonato Jovem Expositor e o Prêmio Chiripá
– 17h: Julgamento de Progênie
– 19h: Coquetel de entrega de Prêmios
– 20h: Limite da entrada de Rústicos do Concurso de Carcaças

Dia 04/09 (quinta-feira)
– 10h: Julgamento de rústicos por Luiz Fernando Cirne Lima
– 14h: Leilão Top Devon (rústicos e galpão) – pista J
– 16h30min às 17h30min: Assembleia Geral (1ª/2ª convocação)

Dia 05/09 (sexta-feira)
– Abertura oficial com desfile dos campeões

Fonte: Agrolink