Nova variedade de trigo tem bom desempenho no campo e na indústria

0
10

A variedade de trigo IPR Catuara TM, desenvolvida pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), é um dos destaques em dia de campo que acontece amanhã (1º) em Londrina, a partir das 14 horas

Instituto Agronômico do Paraná-IAPAR

Trata-se de uma cultivar de ampla adaptação, que pode ser cultivada nos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e, a partir de 2012, também em Santa Catarina e São Paulo.

Seu potencial produtivo chega a ultrapassar 6.400 kg/ha nas melhores condições de plantio e clima, explica o pesquisador Carlos Roberto Riede, do setor de melhoramento genético do Iapar. Com porte médio e ciclo precoce, a nova variedade chega à colheita em cerca de 112 dias e resiste de forma moderada à germinação na espiga e à debulha natural. Tem, ainda, boa tolerância ao alumínio do solo, mas é suscetível, também de forma moderada, ao acamamento.

IPR Catuara TM é moderadamente resistente ao vírus do mosaico e ao chamado vírus do nanismo amarelo da cevada. Apresenta suscetibilidade moderada à ferrugem da folha, oídio, manchas foliares e brusone, o que leva à necessidade de manejo para controle de doenças, previne Riede.

Indústria – Do ponto de vista de aproveitamento industrial, IPR Catuara TM tem grãos do tipo duro e força de glúten (valor médio de W = 407) que dá uma farinha classificada como “melhoradora”. Significa que pode ser misturada com farinhas mais fracas, visando aumentar a qualidade geral da massa, explica o pesquisador.

O glúten é um tipo de proteína, encontrado principalmente no trigo e triticale, que se organiza em uma espécie de “rede” quando a farinha é trabalhada em contato com a água. Essa estrutura é capaz de prender os gases formados durante o processo de fermentação e crescimento da massa, com efeitos na sua elasticidade.

Conforme Riede, a força de glúten (valor W) define se a farinha é apropriada para panificação (chamado “trigo pão”, com W entre 240 e 300) ou para outros tipos de massas, como bolachas e biscoitos (“trigo brando”, com W inferior a 180). O trigo só é considerado “melhorador” se tem valor W superior a 300.

Sementes de IPR Catuara TM já estão à disposição dos produtores e podem ser adquiridas no Setor de Comercialização do Iapar, pelo telefone (43) 3376-2482.

Evento – Dirigido a produtores, profissionais da assistência técnica e estudantes de ciências agrárias, o dia de campo sobre a cultura de trigo é realizado anualmente e resulta de parceria entre o Iapar, Fundação Meridional e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A programação deste ano abrange a apresentação de novas variedades; resultados sobre manejo do nitrogênio na cultura; adubação biológica e avanços da pesquisa sobre a relação entre densidade de semeadura, dosagem da adubação nitrogenada e uso de redutores de crescimento.

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=nova_variedade_de_trigo_tem_bom_desempenho_no_campo_e_na_industria&id=61649

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here