Notícias: Embrapa Caprinos e Ovinos conserva raças adaptadas ao semiárido

0
59

A Embrapa Caprinos e Ovinos mantém, desde 1988, bancos de germoplasma das raças caprinas Canindé e Moxotó e das raças ovinas Morada Nova, Santa Inês e Somalis Brasileira.

Bancos de germoplasma são repositórios onde se armazenam a variabilidade genética de uma ou de várias espécies ou raças. Geralmente consistem em base física onde as coleções de germoplasma são conservadas, podendo estar situadas em centros de pesquisa ou instituições públicas e privadas.

Fonte: Divulgação

As raças são conservadas “ex situ”, sob a forma de sêmen, embriões e/ou tecidos, ou “in situ” como animais vivos nos chamados núcleos de conservação.

De acordo com o pesquisador Olivardo Facó, a manutenção da variabilidade genética é fundamental para os programas de melhoramento genético, garantindo a possibilidade do desenvolvimento de novos produtos dentro de esquemas de seleção e/ou cruzamentos entre animais de diversas raças. “Além disso, com o processo de aquecimento global e a perspectiva de que as condições climáticas se tornem cada vez mais difíceis, a conservação de raças adaptadas à região semiárida cresce de importância. Isto porque os animais destas raças são mais tolerantes aos estresses hídrico, nutricional e térmico. Desta forma, sua conservação e uso seria uma forma de garantir uma maior segurança alimentar para toda a sociedade”, conclui.

Fonte:  http://gadoleiteiro.iepec.com/noticia/embrapa-caprinos-e-ovinos-conserva-racas-adaptadas-ao-semiarido

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here