Mucunas podem ser usadas para recuperação de solos

0
8
Free-Photos (CC0), Pixabay

26/03/2019

A utilização de mucunas, cinza e preta, como adubação verde poder ser uma boa alternativa para promover a recuperação de solos que estão degradados e também um controle efetivo de ervas daninhas. As mucunas são leguminosas rústicas que possuem grande capacidade de produzir biomassa em condições adversas.

De acordo com o diretor comercial da Piraí Sementes, José Aparecido Donizeti, a época ideal para o plantio, germinação e desenvolvimento, nas regiões Norte e Nordeste se dá entre os meses de abril e agosto. No entanto, no Centro-Oeste, elas podem ser plantadas tardiamente, desde que tenham precipitações condizentes e necessárias para o seu crescimento e desenvolvimento.

Segundo ele, as regiões de cerrado são bastante favoráveis para o plantio desse leguminosa, já que elas conseguem suportar tranquilamente as altas temperaturas, mas necessitam de umidade suficiente para germinação e desenvolvimento. Nesse cenário, elas precisam ser cultivadas agora no final do período de chuva dessa região.

Para Donizeti, a adubação verde com leguminosas diversas vantagens, como a economia com fertilizantes nitrogenados, um maior rendimento por área, sistema radicular mais profundo, que ajuda a descompactar o solo e simbiose com bactérias fixadoras de nitrogênio. Além disso, ele sinaliza a importância extra de se fazer a rotação de culturas.

“Já a rotação de culturas é benéfica à melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo, ao controle de plantas daninhas, bem como ao de doenças e pragas, à reposição de restos orgânicos, e à proteção do solo contra a ação dos agentes climáticos”, conclui.

 

Fonte: Agrolink