Morre Kian, uma lenda do Holandês Vermelho e Branco

0
3
02/07/13
Morreu na Holanda, aos 16 anos, depois de uma longa carreira, o lendário Kian, destaque da bateria de Holandês Vermelho e Branco da CRV. Com 1,4 milhão de doses de sêmen vendidas, Kian é detentor do recorde mundial de vendas no Vermelho e Branco. O touro deixa um claro legado nas linhagens de ambas as variedades.

Kian (Andries x Sunny Boy) nasceu em 11 de junho de 1997. Internacionalmente, evoluiu para o touro Vermelho e Branco mais popular de todos os tempos. Devido às suas qualidades únicas, foi usado em grande escala em vacas da raça Holandesa e foi o primeiro touro Vermelho e Branco a produzir mais de um milhão de doses.

Depois de sua descoberta como touro reprodutor em 2002, Kian foi classificado entre os Top 5 dos mais utilizados por anos, ficando no topo por quatro anos consecutivos. Ele devia sua popularidade, em parte, ao fato de que suas filhas são vacas fortes, com pernas incríveis e pés com elevado teor de proteína e produção de tempo de vida.

Além da Holanda e Bélgica, muitas filhas de Kian se encontram em países como Brasil, Alemanha, África do Sul, Estados Unidos, República Tcheca e Nova Zelândia.

Em sua longa carreira, Kian também foi bem-sucedido como pai de reprodutores. Seus filhos Fidelity, Curtis e Kylian são amplamente elogiados por suas pernas fortes, entre outras qualidades. Seus netos, como Sherlock (Preto e Branco), Delta e Maicon, também se destacam.

Graças à sua imensa popularidade na Holanda e no exterior, com descendentes de sucesso, Kian corretamente pode ser chamado de touro lendário.