Ministra da Agricultura fala em “medidas importantes” para próxima semana

0
3
ShireShy (CC0), Pixabay

Publicado em 07/01/2019

BRASÍLIA (Reuters) – A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta segunda-feira que algumas “medidas importantes” na área de crédito rural poderão ser anunciadas na próxima semana, enquanto defendeu novamente a expansão do seguro para produtores brasileiros.

“Semana que vem a gente deve ter algumas medidas importantes nessa área de crédito para começar a anunciar. E eu continuo insistindo que o nosso principal ponto chama-se seguro”, afirmou ela após solenidade de posse do novo CEO do Banco do Brasil, Rubem Novaes, em Brasília.

“Seguro e seguro, nós precisamos resolver esse entrave, quer dizer, já existe, mas nós precisamos permear ele para uma base maior de produtores rurais, de agricultores”, acrescentou.

Ela disse que algumas medidas já foram apresentadas ao presidente Jair Bolsonaro. “Amanhã nós vamos fazer uma reunião com o presidente, provavelmente deverão ser discutidas essas ações para o presidente anunciar.”

O atual Plano Safra 2018/19, cuja vigência vai até 30 de junho, disponibilizou 191,1 bilhões de reais em crédito para custeio e investimentos, além de 600 milhões de reais para subvenção ao seguro rural.

Na semana passada, durante sua posse no Ministério da Agricultura, Tereza disse que suas prioridades à frente da pasta no governo de Jair Bolsonaro seriam reduzir a burocracia e zelar pela segurança jurídica no setor.

(Por Marcela Ayres e Mateus Maia)

Fonte: Reuters