MG: Maior estado produtor de leite obtém lucros de 28% em 2013

0
3

18/12/2013

Após um ano de crise, a produção leiteira de Minas Gerais já soma um lucro de 28%, de janeiro a novembro, conforme a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG). No mês passado, o litro do leite foi comercializado, em média, a R$ 1,06. 

Para o produtor, a boa cotação dos lácteos e a redução do preço do milho (principal insumo da ração animal) contribuíram para o incremento na margem de lucro. O rendimento bruto do setor no acumulado do ano foi 15% maior que a média de 2012.

O analista de agronegócios da FAEMG, Wallisson Lara, ressalta que o leite está muito valorizado no mercado externo, já que a oferta está baixa em todo o mundo. “Esse quadro, somado ao consumo interno aquecido, contribuiu para a redução das importações e abre, inclusive, uma janela de oportunidade para que o produtor brasileiro invista em qualidade e produtividade. Isso poderá fazer com que o país saia da condição de importador e volte a ser um exportador de leite”, diz.

Porém, para o próximo ano os principais players do mercado, como Argentina, Estados Unidos e Nova Zelândia, devem se recuperar após um ano de problemas climáticos, diminuindo a expectativa de intensa valorização do leite.

Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil e é responsável por quase 30% da produção nacional. Anualmente, mais de nove bilhões de litros de leite são originados no estado mineiro.

Fonte: Agrolink
Autor: Lucas Rivas