Métodos de Conservação do Pescado

0
2377

O pescado é um produto que se decompõe em um curto espaço de tempo e a velocidade de deterioração depende de vários fatores:

  • Temperatura
  • Método de Captura
  • Espécie de peixe trabalhada
  • Manuseio

A conservação do pescado tem por objetivo retardar o processo de deterioração e torná-lo disponível durante todo o ano em diversas localidades onde se faça presente o mercado consumidor.

 

Ø      RESFRIAMENTO

É o método mais simples de conservação.  Os peixes e o gelo devem ser armazenados em camadas alternadas de modo que um peixe não toque em outro nem nas paredes da caixa coletora.

 

Ø      CONGELAMENTO

Embora seja um dos métodos mais eficientes, é pouco utilizado para peixes de água doce pela necessidade de armazenamento em túnel de congelamento.

 

Ø      SALGA

Método utilizado para preservar o pescado através da penetração do sal no interior dos tecidos musculares, reduzindo a quantidade de água presente e inibindo a atividade bacteriana.

 

Ø      DEFUMAÇÃO

O pescado é submetido a um tratamento térmico de modo a perder toda a água contida nos tecidos e ao mesmo tempo receber partículas de fumaça que lhe conferem gosto, aspecto e proteção especial.

 

BENEFICIAMENTO

Inúmeras são as formas de beneficiar as espécies atualmente mais trabalhadas na piscicultura brasileira, destacamos entre elas:

Ø      Peixe Inteiro Eviscerado

Ø      Posta

Ø      Filé

Ø      Defumado

Ø      Fishburguer

Ø      Costelinhas

Ø      Patê

Ø      Salgado

Ø      Caldo, Almôndegas e Quibe.

Do peixe ainda podemos beneficiar as Peles através do curtimento, produzir aFarinha de peixe e extrair a Hipófise – glândula sexual utilizada no estímulo à propagação artificial de peixe de piracema.

 

COMERCIALIZAÇÃO

Os peixes podem ser comercializados “in natura” nas feiras livres ou diretamente para áreas de lazer e pesque-pague.

Quando beneficiado, o pescado pode ser comercializado junto a Bares, Lanchonetes, Restaurantes, Hotéis e Supermercados.

 

Fonte: http://www.portaldopeixe.com/conteudo/MtodosdeConservaodoPescado/438

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here