Mais popular que a cerveja, de cada 10 brasileiros, 9 tomam café

0
14

Blue Bus

Luiz Alberto Marinho
A bebida mais popular no país do samba e do carnaval não é a cerveja, como muitos poderiam imaginar, e sim o café. Nada menos do que 91% dos brasileiros costumam tomar cotidianamente um cafezinho – para efeito de comparação vale dizer que 84% consomem regularmente refrigerantes e 83% leite. Todos esses dados são da mais recente edição da pesquisa que a TNS InterScience realiza há 5 anos para medir a penetração do produto e os hábitos de seus consumidores.
O estudo mostrou ainda que mais da metade dos bebedores de café já passou dos 36 anos de idade. Apenas 30% deles estão nas classes A e B – o maior contingente, quase 40%, está na classe C. As mulheres (53%) consomem mais do que os homens (47%). E a esmagadora maioria (93%) bebe café todo santo dia. No país o mais comum é o tradicional café coado ou filtrado, embora 14% dos consumidores também usem o solúvel, 13% tomem capuccinos e 11% o expresso. Detalhe – a preferência pelos capuccinos e expressos é especialmente concentrada na classe A e em menor escala na B. Quando o assunto é o local de consumo, a imensa maioria diz que prefere tomar café em casa, cercada pela família. O hábito de freqüentar cafeterias e padarias ainda é restrito as classes mais altas.
Apesar de o café ser uma espécie de unanimidade nacional, cerca de 17% dos entrevistados planejam diminuir o consumo em 2008, a maior parte por achar que o consumo excessivo faz mal a saúde. Por outro lado, na esteira da melhoria da renda no país, 1/3 dos brasileiros se mostraram dispostos a pagar mais por um produto de melhor qualidade, embora o conceito de café gourmet ainda seja confuso para 82% dos pesquisados. Concluindo, esse mercado no Brasil é enorme e consolidado. Porém, ainda há espaço para crescimento. Para que isso aconteça, é preciso convencer o brasileiro das vantagens de comprar um café melhor e aumentar o consumo da bebida fora de casa.
Fonte: http://www.cncafe.com.br/artigos_ler.asp?id=4043&t=5&counter=5

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here