Lucas: chuva preocupa produtores com milho e algodão à céu aberto

0
2
19/07/13 – 14:41
Uma chuva que começou nesta manhã preocupa os produtores de Lucas do Rio Verde, com milho e algodão “guardados” a céu aberto. Eles temem perder a produção, já que a precipitação não era esperada. Não há estimativa da quantidade dos produtos fora dos silos, por falta de espaço, no entanto, avaliações devem começar ser feitas para constatação de possíveis danos, após a precipitação.

A colheita da safra de milho, por exemplo, vem avançando na cidade. Último balanço do Sindicato Rural aponta que 70% dos 180 mil hectares cultivados já foram colhidos. Neste ritmo, a expectativa é que os trabalhos terminem no máximo em duas semanas, com  produtividade superando as expectativas. A média tem sido de 115 sacas por hectare.

Com a produção expressiva de milho, alguns produtores estão utilizando os silos bag e deixado o produto armazenado na própria lavoura. É um método comum nas lavouras de grãos do Uruguai e da Argentina, que  passou a ser visto com mais frequência em Mato Grosso. Substitui a armazenagem tradicional em silos nas propriedades, cooperativas ou serialistas.