Leite combate a gastrite?

0
388

Resolvemos postar sobre leite e gastrite porque é muito comum pessoas relatarem que o melhor remédio para quem tem gastrite é o leite. Mas será que funciona mesmo?

Primeiro vamos fazer um rápido parênteses e esclarecer sobre a gastrite: é uma inflamação que ocorre na parede do estômago podendo ocorrer de forma aguda ou crônica. As causas mais comuns são medicamentos (como aspirina e antiinflamatórios), bebidas alcóolicas, fumo e fatores emocionais. Os principais sintomas são queimação, azia, vômito, má digestão e até mesmo sangramento. E o diagnóstico é feito através de um exame chamado endoscopia.
Agora vamos ao que interessa…
Antigamente realmente acreditava-se que o leite era um santo remédio para gastrite. E por muito tempo ele foi usado como tratamento para distúrbios gástricos através da chamada dieta de Sippy. Nesta dieta, o paciente deveria ingerir a cada 2 horas uma mistura de leite e creme de leite, além de antiácidos. Agora imaginem o pobre coitado do paciente tomando isso? Socorro!!
Mas, felizmente, com os avanços da medicina finalmente foi constatado que o leite não é bom para problemas de estômago. Agora vocês devem estar se perguntando: mas como não faz bem se logo depois de tomar um copo de leite eu sinto um grande alívio?
Isso acontece porque em um primeiro momento o leite bloqueia a acidez do estômago. Mas este é um alívio instantâneo pois logo depois vem o efeito rebote, ou seja, o efeito contrário. A grande quantidade de cálcio e proteína presente no leite estimulam ainda mais a secreção gástrica no estômago. Por isso, em duas ou três horas, a queimação surge pior do que antes.
Conclusão: o leite, em vez de melhorar, piora muito a gastrite.

Fonte: http://www.duonutri.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here