Laranja e seus produtos

0
685

PRODUTOS

Para a indústria, é importante aproveitar o máximo possível dos frutos sem diminuir a qualidade dos produtos obtidos.

Produtos primários

Fruta fresca
Depois de colhidos, os frutos passam por estágios de inspeção visual, lavagem, revestimento com cera e embalagem. O detergente utilizado na lavagem pode incluir fungicidas e por esse motivo as frutas não são utilizadas para processamento de suco, já que os fungicidas poderiam deixar resíduos indesejáveis no suco.

Suco de laranja, que pode ser dividido em duas categorias:

– Suco Concentrado Congelado de Laranja (FCOJ – Frozen Concentrated Orange Juice), pode ser transportado a custos menores e armazenado por períodos mais longos em câmaras-frias.
– Suco Não-Concentrado de Laranja (NFC – Not-From-Concentrate Juice) – é o suco que não passa por processo de concentração, produzido para mercados locais e também exportado.

Produtos secundários

Comminuted Citrus Base
Desenvolvido originalmente no Reino Unido, trata-se de produto resultante da moagem da fruta inteira ou de um pouco de suco concentrado misturado à casca moída. É utilizado como ingrediente para bebidas à base de frutas, já que preserva o sabor do fruto.

Polpa ou Células de Laranja
São os gomos de suco rompidos e paredes internas do fruto que sobram após o processo de extração do suco. Pode ser re-adicionada ao suco para proporcionar textura e aparência natural ao produto.

Suco extraído da polpa (Pulp Wash, também conhecido como WESOS – Water-Extracted Soluble Orange Solids)
Suco obtido após a lavagem da polpa, contendo sólidos provenientes da fruta. Pode ser usado em bebidas à base de frutas ou como fonte de sólidos solúveis secundários. Também é utilizado como agente espessante para prover textura e encorpar bebidas de frutas.

Óleo da casca de laranja (Cold-Pressed Orange Oil)
Óleo essencial extraído da casca de laranja. É vendido para a indústria de armoas e fragrâncias que produzem compostos aromáticos largamente utilizados em alimentos, bebidas, cosméticos e produtos químicos.

Essência
As essências compostas por componentes voláteis resultantes do processo de evaporação são separadas em fases aquosa e oleosa. Os componentes solúveis em água às vezes são readicionados ao suco ou concentrado, e a fase oleosa é diferente do óleo da casca de laranja e contém mais do gosto da fruta; também é re-adicionada ao concentrado. Ambas fases são matérias primas para as indústrias de bebidas e alimentos.

D-Limonin ou Terpeno Cítrico
O principal componente do óleo da casca da laranja. É um óleo fino e incolor obtido durante o processo de fabricação do farelo de polpa cítrica, e utilizado nas indústrias de solventes biodegradáveis, produtos de limpeza e na fabricação de resinas sintéticas e adesivos.

Farelo de Polpa Cítrica
Produto resultante do processamento do suco, formado a partir dos resíduos úmidos do fruto: casca, bagaço, polpa não reutilizada e sementes. Esses resíduos passam por processo de secagem e formam uma forragem concentrada que é transformada em Pellets que servem para a preparação de ração para gado.

Pectina
Produto menos comum, proveniente da casca de laranja e utilizado como espessante em geléias, marmelada, e gelatinas.

Álcool
A prensagem do bagaço de laranja produz um líquido cuja fermentação resulta em álcool.

Fonte: http://www.citrusbr.com.br/exportadores-citricos/setor/artigo150826-3.asp

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here