IPVDF vai realizar exames de brucelose bovina

0
6
10/12/13 – 16:00
O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) recebeu, por parte do Ministério da Agricultura, o credenciamento para realizar exames de brucelose bovina. Até o mês passado,  as amostras do rebanho bovino de corte e leite gaúcho precisavam ser enviadas para laboratório credenciado no Paraná.

Agora, além de exames de doenças para aves e suínos – para as quais o laboratório já estava autorizado – o IPVDF estará capacitado a atender a demanda dos testes complementares de brucelose realizados pelo serviço veterinário oficial e também nas triagens realizadas por veterinários credenciados, agilizando o processo de entrega dos resultados.

A direção do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) vem apoiando o aparelhamento do IPVDF, através de Termos de Cooperação Técnica com a Fepagro, e vê como positiva a notícia da ampliação de atividade do laboratório que representa  “a autonomia do Rio Grande do Sul para a realização do trabalho em prol da sanidade.”

Recursos do Fundo foram utilizados para garantir o credenciamento do IPVDF para análises de doenças em suínos e aves.  O trabalho serviu como base para o reconhecimento do Mapa sobre a capacidade da instituição gaúcha, alavancando a liberação dos exames também em bovinos.

Abaixo, o link do Ministério da Agricultura, com a listagem dos exames credenciados para o IPVDF.

http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/Aniamal/Laborat%C3%B3rios/Diagnostico%20Animal/Rio%20Grande%20do%20Sul/Dados%20p_%20p%C3%A1gina%20FEPAGRO%2005-12-2013.pdf

Agrolink com informações de assessoria