Geadas afetam trigo

0
16

Assim como deve acontecer com toda a safra paranaense, a produção de trigo da Coamo será prejudicada pelas geadas que atingiram o Estado do Sul.

Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR

Segundo o presidente da cooperativa, José Aroldo Galassini, a quebra da safra do cereal será de 16% a 20%, sendo que parte da produção será colhida com qualidade ruim. Na safra que está sendo colhida (2010/11), a Coamo plantou 285 mil hectares de trigo. Esperava colher 420 mil toneladas, mas terá de se contentar com 350 mil. Por conta da crônica falta de liquidez que caracteriza a comercialização de trigo no país, a área cultivada em 2011/12 não deverá aumentar para a Coamo.

Quebra – Em todo o Paraná, maior produtor nacional de trigo, há previsão de forte quebra na safra. O Departamento de Economia Rural (Deral) passou a estimar a colheita em 2,48 milhões de toneladas, abaixo das 2,53 milhões previstas em 25 de julho. A produtividade deverá recuar 15%, para 2.515 quilos por hectare.

Milho safrinha
– O departamento também previu produção de 5,5 milhões de toneladas de milho safrinha no Paraná, mais que o previsto no levantamento anterior (5,19 milhões). Nesta frente, os cooperados da Coamo também deverão amargar uma queda forte de produção. Conforme Galassini, a quebra será da ordem de 35%. E, segundo adianta o dirigente, também haverá problemas com a qualidade do produto colhido.

 

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=geadas_afetam_trigo&id=61943

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here