Fundação Pró-Sementes apresenta desempenho de cultivares de soja

0
3

22/07/2014

 

Fruto do trabalho de pesquisa da Fundação Pró-Sementes em cinco estados brasileiros, os Ensaios de Cultivares em Rede (ECR) de soja da safra 2013/2014 terão seus resultados apresentados ao público no dia 28 de julho, em comemoração ao Dia do Agricultor. O evento acontece no auditório do Sindicato Rural de Passo Fundo (RS) a partir das 14 horas.

Na safra 2013/2014, os ECRs avaliaram o desempenho a campo de mais de 40 cultivares de soja de 10 diferentes empresas obtentoras em várias condições endafoclimáticas. Foram selecionados os materiais com maior expressão no mercado de cada região, sempre respeitando a indicação do Zoneamento Agrícola de risco climático.

No Rio Grande do Sul, os ensaios foram conduzidos em Bagé (coxilha e várzea), Cachoeira do Sul (coxilha e várzea), Dom Pedrito (várzea), São Gabriel, Cruz Alta, Não-Me-Toque, Passo Fundo (duas épocas), Santo Augusto, São Luiz Gonzaga, Vacaria (duas épocas) e em Camaquã (perdido em função das fortes chuvas registradas logo após a semeadura). No estado, este trabalho conta com o apoio financeiro da Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul).

Em Santa Catarina, a pesquisa foi realizada em Campos Novos. No Paraná, foram realizados ensaios em Pato Branco, Guarapuava, Campo Mourão (três épocas), Cascavel, Palotina e Cianorte. Em São Paulo, os ECRs foram conduzidos em Itapeva, Cruzália e Paranapanema. Em Mato Grosso do Sul, o estudo aconteceu em Sidrolândia, Naviraí e Maracaju.

Entre as novidades desta safra, estão a experimentação de cultivares com a tecnologia Intacta RR2 PRO™, da Monsanto, e a condução de ensaios de soja na safrinha nos municípios de Santo Augusto (RS) e Cascavel (PR).

Os Ensaios de Cultivares em Rede de soja fornecem dados como a produtividade da cultivar em cada local, ciclo, altura de planta e grupo de maturidade relativa.

Sobre os Ensaios de Cultivares em Rede (ECR)

Desde 2008, a Fundação Pró-Sementes realiza ensaios com as cultivares de trigo e soja registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e indicadas pelo Zoneamento Agrícola de risco climático. Os experimentos são realizados em locais definidos, respeitando diferenças climáticas e de altitude, de acordo com o proposto no zoneamento.

O objetivo da pesquisa é fornecer informações para nortear a tomada de decisão sobre a adoção de cultivares de soja e trigo em diferentes regiões produtoras. Os experimentos são implantados e conduzidos de maneira uniforme em todos os locais selecionados, oferecendo ao produtor rural e à assistência técnica informações idôneas de todas as cultivares indicadas para cada região.

Os resultados dos Ensaios de Cultivares em Rede estão disponíveis para consulta no site www.cultivares.com.br.

Lançamento dos resultados dos Ensaios de Cultivares em Rede de Soja – Safra 2013/2014:
Data: 28 de julho de 2014
Horário: 14 horas
Local: Sindicato Rural de Passo Fundo (RS) – Av. Brasil Oeste, 1185 – Bairro Boqueirão
Informações: (54) 3314 8983 ou comunicação@fundacaoprosementes.com.br

 

Fonte: Agrolink