Extração do óleo essencial da laranja

0
126

As cascas da laranja contém óleo essenciais. Estes são formados nas células dos assim chamados bolsões de óleo, e podem ser considerados como um dos mais importantes sub-produtos no processamento das laranjas. Óleos essenciais são substâncias aromáticas e flavorizantes, muito utilizada pela indústria alimentícia na aromatização de produtos.
No processamento do suco de laranja com extratores, a extração do suco e a extração do óleo essencial são feitos em uma única operação. Durante o processamento de prensagem, a casca da laranja é cortada e prensada. O conteúdo de óleo contido na casca pode ser assim liberado. Mediante esta ação mecânica, o óleo sai do flavedo. Na mesma operação o óleo essencial é então lavado e coletado em separado. A figura-5 mostra o esquema do processo da extração de óleo essencial.

Figura-5: Esquema do Processo de Extração de Óleo essencial

F-Fruta, J-Suco, T-Emulsão água óleo, O-óleo essencial final, 1-Extrator, 7-Centrífugação (1°estágio),
10-Centriguação (2° estágio), 11-Tanque de óleo essencial final, 12-Filtro, 13-Tanque de Preparação

A emulsão e partes da casca da laranja são conduzidos para um “finisher”, que remove as partículas grosseiras. A emulsão separada no “finisher” é enviada para um tanque de equilíbrio.
No processamento da extração de óleos essenciais, a emulsão óleo/água obtida, contém aproximadamente de 70 até 90% do óleo essencial natural contido na casca da laranaja. A assim chamada água de lavagem das cascas contém, conforme o tipo de fruta e técnica de processamento, de 2 até 5 kg de óleo essencial na forma de emulsão por 1000 kg de matéria processada.

Fonte: http://tecalim.vilabol.uol.com.br/laranjasuco.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here