Entenda um pouco mais Sobre Eficiência Alimentar em Gado Leiteiro

0
148

Eficiência alimentar é a habilidade de a vaca transformar os alimentos ingeridos em leite. Seria como a autonomia de um carro. Quantos quilômetros meu carro faz com 1 litro de combustível? Quantos litros de leite a vaca produz consumindo um kg de matéria seca da dieta. Como alimentação das vacas leiteiras representa o maior custo de produção da atividade este número é muito importante. Mede a resposta fisiológica da vaca submetida a uma dieta e a um manejo. Também pode explicar muito da diferença e do benefício entre produtos, concentrados e minerais, com preços diferentes.

    Conceitos

  • Matéria seca (MS) – Alimento menos a quantidade de água. Alimento desidratado. Exemplo: Se a vaca consumir 50 kg de um capim que tem 78% de água a vaca ingeriu em matéria seca apenas 11 kg de alimento na matéria seca (22% MS e 78% água). 39 kg eram água. Dieta – tudo que a vaca consumiu de alimentos na matéria seca em 24 horas. Pastejo + silagem + concentrado Eficiência alimentar – Produção de leite dividido pela ingestão da dieta na matéria seca em 24 horas. Exemplo: Se um grupo de vacas produz 20 kg de leite e consumindo 15 kg de matéria seca = 20/15 = 1,33. A eficiência alimentar deste lote é 1,33. Significa que a cada 1 kg de alimentos na matéria seca que as vacas consomem se produz 1,33 kg de leite.
  • Dieta – tudo que a vaca consumiu de alimentos na matéria seca em 24 horas. Pastejo + silagem + concentrado Eficiência alimentar – Produção de leite dividido pela ingestão da dieta na matéria seca em 24 horas. Exemplo: Se um grupo de vacas produz 20 kg de leite e consumindo 15 kg de matéria seca = 20/15 = 1,33. A eficiência alimentar deste lote é 1,33. Significa que a cada 1 kg de alimentos na matéria seca que as vacas consomem se produz 1,33 kg de leite.
  • Eficiência alimentar – Produção de leite dividido pela ingestão da dieta na matéria seca em 24 horas. Exemplo: Se um grupo de vacas produz 20 kg de leite e consumindo 15 kg de matéria seca = 20/15 = 1,33. A eficiência alimentar deste lote é 1,33. Significa que a cada 1 kg de alimentos na matéria seca que as vacas consomem se produz 1,33 kg de leite.

Existem três motivos principais para se olhar para a eficiência alimentar, segundo Mike Hutjens da universidade americana de Illinois: Ferramenta de olhar econômico, maneira de avaliar fatores de manejo e monitoria da função ruminal.
Exemplo de pontos críticos afetando a eficiência alimentar em um rebanho. Dentro de um rebanho com um consumo médio de 20 kg de matéria seca e 1,5 de eficiência alimentar (EA). Simulação adaptada de uma apresentação do Dr. Mike Hutjens na Pensilvânia 2009.

    Produção do Rebanho seria = 20 x 1,5 = 30 kg de leite/vaca/dia.

  • Se contagem de células somáticas subisse de 400.000 para 500.000 no tanque =rebanho perderia 0,06 unidades de EA =20 x 0,06 – = menos1, 2 kg de leite na média do rebanho.
  • Se a temperatura média subir de 22° C para 32°C = – 0,3 unidades de EA = 20 x 0,3 = 6 kg de leite a menos na produção média do rebanho.
  • Se as vacas tiverem acidose subclínica = -0,1 unidades de EA = 2 kg de leite a menos.
  • Se as vacas começassem a caminhar 500 metros/dia da ordenha ao pastejo nas duas ordenhas = -0,07 unidades = 1,4 litros de leite a menos por vaca/dia.

Pontos que comprovadamente afetam a eficiência alimentar: Mastite sub clínica, nitrogênio uréico no leite, deslocamento dos animais, dias em lactação, digestibilidade/processamento dos carboidratos (Fibra e a fração Carboidrato não fibroso), foto período, balanceamento protéico, aditivos, estresse térmico, dias em leite, tamanho da vaca, acidose sub clínica, número de horas que as vacas deitam por dia, teor de gordura no leite, ordem de parto, condição corporal do rebanho e outras. A eficiência alimentar (E A) reflete a saúde do rúmen, qualidade dos alimentos, conforto (ambiência) e muitas outras práticas de manejo e nutrição.Metas para eficiência alimentar em um rebanho (padronizada para 3,5% de gordura):

Eficiência alimentar em pastagens tropicais

Excelente revisão do professor Flávio Portela Santos da ESALQ-USP (Santos et al. 2003) que avaliaram a produção de leite de diversos trabalhos de vacas em sistemas de produção exclusivamente em gramíneas tropicais a eficiência alimentar média foi de 0,83. Significa que para cada kg de matéria seca de pastagem tropical os animais produziram 0,83 kg de leite. O consumo total de matéria seca de pastagens foi de 10,95 kg e a produção de leite de 9,1 kg. Para a média de diversos trabalhos.
Fonte: Nutron  Autores: Renato Palma Nogueira e Neto Carvalho
http://www.ruralpecuaria.com.br/search/label/Alimenta%C3%A7%C3%A3o%20Bovina

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here