Encontro de Energia Renovável é voltado aos agricultores familiares

0
7

(17/12/2013)

Encontro de Energia Renovável é voltado aos agricultores familiares

Um dia para discutir as possibilidades de viabilizar que o agricultor seja um gerador de energia renovável. Esse é o foco de uma reunião técnica chamada de “Encontro de Energia Renovável na Agricultura Familiar”, que acontece nesta terça-feira, dia 17, na sede da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS). Representantes do Governo Federal, de instituições de ensino e pesquisa, da indústria de equipamentos e de empresas distribuidoras de energia no estado buscam analisar os entraves na produção e como apoderar o agricultor familiar.

O pesquisador Carlos Reisser Júnior, envolvido na organização do evento, diz que a oportunidade é significativa para o meio rural, já que existem possibilidades de produção de energia renovável, através dos recursos naturais, envolvendo a térmica, a eólica e a fotovolaica (solar), validados pela pesquisa e ensino e homologadas para seu uso. “A nossa intenção é entender o que o agricultor quer, o que está precisando para avançar nesta área e como as empresas distribuidoras de energia no RS estão conduzindo esta atividade junto aos agricultores”, esclareceu.

O evento é restrito ao grupo de convidados, mas interessados no assunto são bem-vindos. Para participarem é preciso entrar em contato com a comissão organizadora, através dos telefones (53) 3275-8213 ou 3275-8272.

O Encontro é uma iniciativa conjunta entre a Embrapa Clima Temperado, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Instituto Padre Josino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSul) e os Ministérios de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A programação, que pode ser consultada no http://www.cpact.embrapa.br/eventos/2013/encontro-energia-renovavel.jpg, conta com a participação de especialistas no assunto da Embrapa, UFRGS, PUC/Porto Alegre, Itaipú, Emater/RS, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Eletrosul, Enersud, Schneider Elétrica, Panamemergy, CEEE e  Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs).

Cristiane Betemps – jornalista (7418/RS)
Embrapa Clima Temperado
E-mail: cristiane.betemps@embrapa.br

Colaboração:
Ariadne Siqueira
Estagiária
Embrapa Clima Temperado