Embrapa lança cinco novas cultivares de trigo

0
30

A Embrapa Trigo (empresa vinculada ao Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento – MAPA) lançou ontem (terça-feira) cinco novascultivares de trigo durante a 35ª Reunião da Comissão Sul-brasileira dePesquisa de Trigo, em Passo Fundo. As novas variedades são BRS Louro,BRS Umbu, BRS Camboatá, BRS Buriti e BRS Guabiju, indicadas para cultivono Rio Grande do Sul. As variedades foram desenvolvidas em parceria coma Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa. 

Entre os destaques da cultivar BRS Louro estão o excelente tipoagronômico, o potencial de rendimento e a ampla adaptação. Com relaçãoàs doenças, a cultivar é moderadamente resistente à giberela e àseptriose da gluma; moderadamente suscetível ao vírus do mosaico dotrigo, ao oídio e à ferrugem da folha (resistência de planta adulta –RPA). A BRS Louro é classificada como trigo brando e teve rendimentomédio de 3.107 quilos por hectare (kg/ha).

A BRS Camboatá também possui bom tipo agronômico de planta, sendoresistente ao acamamento, e apresentou alto rendimento. É resistente aooídio, moderadamente resistente ao vírus do mosaico do trigo emoderadamente suscetível à septoriose da gluma, à giberela e à ferrugemda folha (RPA). Essa cultivar também está classificada como trigobrando e teve rendimento médio de 2.966 kg/ha.

BRS Guabiju tem como destaque a alta força de glúten, ou seja, a melhorqualidade para panificação. É resistente à septoriose da gluma;moderadamente resistente ao oídio, à ferrugem da folha e ao vírus domosaico do trigo e moderadamente suscetível à giberela. A BRS Guabijuteve rendimento médio de 2.836 kg/ha.

A cultivar BRS Buriti é de ciclo precoce e tem ampla adaptação. Odestaque principal da variedade é o bom peso do hectolitro, que tevemédia de 80. A BRS Buriti é classificada como trigo brando e em relaçãoàs doenças, é moderadamente suscetível à ferrugem da folha, à giberela eà septoriose da gluma e suscetível ao oídio. A cultivar, classificadacomo trigo brando, teve rendimento médio de 2.995 kg/ha.

A variedade BRS Umbu é um trigo de duplo-propósito. Como tem ciclosemi-tardio, pode ser utilizada para pastejo de animais (gado de corte eleite principalmente) e ainda para produção de grãos. A cultivar émoderadamente resistente ao oídio, à giberela e ao crestamento; temresistência de planta adulta à ferrugem da folha e é moderadamentesuscetível á septoriose da gluma. BRS Umbu também é classificada comotrigo brando e a produtividade média, sem pastoreio, foi de 3.664 kg/ha.Com um pastoreio, o rendimento médio foi de 2.773 kg/ha.

Para a safra 2003, as cinco novas cultivares lançadas pela Embrapa serãorepassadas aos produtores de sementes licenciados para multiplicação.Para a safra 2004 já haverá disponibilidade de semente para osagricultores interessados.

Fonte: http://www.agronline.com.br/agronoticias/noticia.php?id=314

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here