Embrapa e AGCZ promovem leilão de touros jovens em Goiânia

0
4

05/08/2014

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em conjunto com a Associação Goiana de Criadores de Zebu – AGCZ e parceiros da iniciativa privada, realizará o 20º Leilão Elite de Touros Jovens no dia 12 de setembro de 2014, a partir das 12h, no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira, Tatersal III, em Goiânia (GO).

A AGCZ trabalha pelo desenvolvimento da pecuária em Goiás. Fundada em 1972, objetiva atender às necessidades do pecuarista e dar visibilidade ao seu trabalho. Para isso, busca mobilizar produtores, conquistar novas oportunidades de negócio e abrir caminho para o potencial do estado de Goiás no setor.

Serão ofertados no leilão 82 touros jovens avaliados e aprovados (Nelore Mocho e Nelore Padrão) nos Testes de Desempenho de Touros jovens – TDTJ, com idade entre 23 e 25 meses de idade, oriundos de 24 criatórios. O leilão será realizado pela Estância Bahia e o pagamento será na forma de 24 parcelas (2 + 2 + 20).

Os TDTJ englobam duas provas de ganho em peso (PGP) uma exclusivamente a pasto, que tem duração de 294 dias, sendo 70 dias de adaptação e 224 dias de prova efetiva, e outra com uma primeira etapa em confinamento e uma segunda avaliação a pasto. Durante todo o teste, os animais foram mantidos em pastagens renovadas por sistema de integração Lavoura e Pecuária, com suplementação estratégica de acordo com a característica de cada prova. Após as PGPs, os animais selecionados como Elite e Superior são preparados e ofertados em nosso tradicional Leilão de Setembro.

Os animais que irão a leilão participaram da 16ª edição do Teste de Desempenho de Touros Jovens a Pasto e da 7ª edição do Teste de Desempenho de Touros Jovens Mista (confinamento e pasto), realizada de junho de 2013 a março de 2014, na unidade da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás. Os exemplares foram selecionados e se destacaram pela avaliação genética e pelo desempenho em ganho em peso, características morfológicas e de crescimento, carcaça e fertilidade, sendo classificados como Elite ou Superior pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e avaliados como positivos pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). Segundo a avaliação da ANCP, todos possuem comprovadamente alta qualidade genética e desempenho superior, destinando-se a produtores rurais interessados no aprimoramento de rebanhos para bovinocultura de corte do Cerrado.

Adicionalmente, é importante evidenciar que será leiloado 50% do touro Nelore Elite, Ouro Panorama, da Fazenda Panorama – PNA 1416, já contratado pela CRV Lagoa para participar dos testes de progênie dos programas Nelore Brasil, da ANCP, e PAINT, da própria CRV Lagoa. Outros touros se destacaram nas provas de ganho de peso e foram contratados por centrais e hoje são referências na avaliação genética, tais como o Macuni do Salto, BETO 1713, Fidalgo da Cerrados, Helix da Cerrados, Quapilho de CV, Jepeante da Paulete, entre outros.

Fonte: Agrolink