Embrapa apresenta resultados na seleção genômica de Guzerá e Gir Leiteiro

0
8

As pesquisas em seleção genômica das raças Guzerá e Gir Leiteiro já chegaram a resultados importantes para o desenvolvimento da pecuária leiteira tropical. No último dia 16, a Embrapa Gado de Leite apresentou produtos, serviços e um processo que já estão disponíveis para o produtor e para pesquisadores de outras instituições.

Dentre os produtos, destaque para as equações de predição, que possibilitam mensurar o potencial genético de um animal quando ele ainda é um embrião. Touros provados pela genômica já são realidade e estes dados passam a ser incorporados aos Sumários de Touros publicados anualmente pela Embrapa. Para a raça Gir, estão identificados marcadores que permitiram a diferenciação da linhagem.

Outro resultado que conduzirá a grandes avanços é a criação do software GS3-CV, um aplicativo multiplataforma para validação de predições genômicas que, em breve, estará disponibilizado no repositório Agrolivre. Assim, outras instituições de pesquisa têm acesso à tecnologia gratuitamente. O uso da genômica impacta na acurácia da avaliação genética e na precisão da estimativa do valor genético.

As pesquisas da Embrapa entregam à sociedade brasileira uma metodologia para correção da montagem de genomas. Pequenos, médios e grande produtores que participam dos programas de melhoramento genético passam a contar com o serviço de levantamento das correlações dos padrões genômicos com variáveis geográficas. Também está disponível para técnicos e pesquisadores um treinamento em seleção genômica.

Carolina Rodrigues Pereira – MTb 11055-MG
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Gado de Leite
(32) 3311-7548 – carolina.pereira@embrapa.br