Doenças

0
39

Helmintosporiose (mancha-foliar do trigo)

Tem como agente o fungo Bipolaris sorokiniana (Sacc.in Sorok) Schoem (forma assexuada) e Cochliobolus sativus (Ito e Kurib) Drechs.ex.Dast (forma sexuada).

Incide em qualquer fase do ciclo do trigo estabelecendo-se nas folhas, colmo, espigas, grãos e sistema radicular. Manchas alongadas marrom-escuras aparecem nas folhas, expandem-se e unem-se podendo tomar toda a lâmina foliar. No colmo e espiga lesões marrom-escuras e nos grãos mancha escura proximo ao embrião (ponta-preta) e nas raízes mancha e podridão, são sintomas.

A produção do trigo pode ser reduzida em 50% por ataque da helmintosporiose.

Controle

Cultivares resistentes à doença, tratamento de sementes com fingicidas, rotação de culturas e pulverizações da parte áerea da planta com fungicidas à base de Tebuconozale, Procloraz, Propiconazole, são indicações para controle.

Ferrugens

Da folha

Doença causada pelo fungo Puccinia recondita Rob.Ex.Desm.f.sp.tritici. Ataca folhas, principalmente; pustulas de coloração amarelo-alaranjada, predominantemente na face superior da folha são sintomas que podem alcançar o caule e as espigas. Prejuízos podem chegar a 50%. Temperatura entre 15 a 22ºC favorecem progresso da doença. Controle com variedades à doenças; pulverizações com caldas fungicidas é medida necesseraia se a ferrugem alcançar as espigas.

Do colmo

Ferrugem-negra causada pelo fungo Puccinia graminis Pers.f.sp.tritici Eriks e henn. Ataca colmo mas pode apresentar-se nas bainhas das folhas e ocasionalmente nas espigas. Pústulas ovais ou alongadas, de coloração marrom-avermelhada e escuro, são sintomas da doença.

Controle

Ferrugem-da-folha / Ferugem do colmo

Aplicar calda fungicida quando primeiras pústulas aparecem entre o final da floração e início da formação de grãos. Produtos indicados: Tebuconazole, Propiconozale, Triadimefon, Maneb.

Oídio-do-trigo – (cinza)

Doença causada pelo fungo Erysiphe graminis f. sp. Tritici E. Marchal.

As perdas atribuídas ao oídio podem atingir a 45%. Ocorre em colonias (de coloração branca) superficiais sobre as folhas; a medida que passa o tempo a coloração passa a cinza. No lado oposto da folha aparecem manchas amareladas.

Controle

Com plantio de cultivares resistentes; a aplicação de fungicidas justifica-se em cultivos com elevado potencial de rendimento em grãos. Produtos fingicidas indicados: Tebuconazole, Propiconazale, Triadimefon, Maneb.

Carvão-do-trigo

Causada pelo fungo Ustilago tritici (Pers) Rostr, de pouca importância (redução de rendimento 1%). Doença sistemica que provoca coloração escura nas espigas; o agente sobrevive em repouso na semente.

Controle

Com cultares resistentes e tratamento das sementes com fungicidas.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/trigo/trigo-5.php

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here