Diferenças entre cabrito e cordeiro

0
1204

Muitas pessoas ainda não sabem diferenciar a carne de cordeiro da carne do cabrito. Realmente não é muito fácil reconhecê-las. Por essa razão, ou por má-fé de alguns comerciantes, muita gente já comeu cordeiro pensando ser cabrito.

Mas afinal, há diferença? Primeiramente é importante entender que a linhagem é completamente distinta. Cordeiro é a cria da ovelha e do carneiro. Cabrito, da cabra e do bode. O Cordeiro tem corpo mais robusto e cabeça arredondada, com orelhas menores e não pendentes como as do cabrito. Por ter porte maior e ossos mais grossos, os cortes costumam ser maiores. De coloração mais clara que a do cabrito, a carne de cordeiro é rica em gordura e maciez. Já o Cabrito, é um animal de cabeça alongada, em geral com orelhas maiores que as do cordeiro e caídas. A característica mais marcante da sua carne é o sabor suave e o fato de ser magra. Em relação à coloração, é mais escura que a do cordeiro. Tem os ossos mais finos e arredondados, e o corpo mais longilíneo. Por ter pouca gordura, a carne é mais firme e saudável.

O consumo da carne de cordeiro é bastante difundido em quase todas as regiões do país, com destaque para o Rio Grande do Sul. Já o cabrito, vem ganhando muito espaço.

Tradicionalmente, é bastante consumido no nordeste brasileiro e em localidades que receberam intensa imigração nordestina, como as cidades de São Paulo e Brasília. Fora do país, é altamente apreciado pelos países desenvolvidos, especialmente Itália, Portugal e mundo árabe. A alta gastronomia vem adotando a carne de cabrito em seus cardápios com cada vez mais intensidade.

Com acentuada diferença de sabor, as vantagens do consumo da carne de cabrito são inúmeras, assim como os benefícios para saúde. O que destaca esta carne nobre é o fato dela ser jovem, com sabor suave, alta quantidade de proteína e ferro e baixo teor de gordura. Além disso, possui presença de ômega 3 e ômega 6, que desempenham papel de antiinflamatórios e estão diretamente ligados à resistência imunológica.

Fonte: http://www.carnedecabrito.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here