Brasil: Campeão de Desperdício Agrícola

2
411

Embora seja uma potência mundial no agronegócio, o Brasil ainda enfrenta um problema estrutural: o desperdício de alimentos ao longo da cadeia produtiva. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o país está entre as dez nações que mais desperdiçam comida no mundo. Cerca de 35% de toda a produção agrícola brasileira acabam no lixo.

Segundo dados do Serviço Social do Comércio (Sesc), no Brasil, 12 bilhões de reais em alimentos são jogados fora diariamente; quantidade suficiente para garantir café da manhã, almoço e jantar para 39 milhões de pessoas. O gerenciamento logístico inadequado, desde o plantio até a chegada do produto à mesa do consumidor, é o maior responsável pelo desperdício maciço de alimentos. Assim, diminui-se a oferta de produtos, o que contribui para a elevação dos preços.

Com o desperdício, 10 milhões de toneladas de alimentos não chegam à mesa dos 54 milhões de brasileiros que, ainda hoje, vivem abaixo da linha da pobreza. Na América Latina, onde o desperdício também é alto, a FAO estima que o número de famintos deve chegar a 53 milhões até o final de 2009.

Os problemas logísticos da cadeia produtiva se repetem na casa das pessoas. De acordo com o Instituto Akatu, organização não-governamental dedicada a promover o consumo consciente, uma família brasileira desperdiça, em média, 20% dos alimentos que compra no período de uma semana.

No Distrito Federal, por exemplo, técnicos da Emater e da Embrapa visitaram os supermercados em busca de estimativas para a perda de hortaliças, ponto forte da produção agrícola local, com foco em três produtos. Constatou-se que o nível médio de perdas de cenoura chegava a 11%, do pimentão, 14%, e do tomate, 18%, de acordo com estudo realizado em 2000.

Para combater o desperdício de alimentos, é preciso aprimorar os processos logísticos em toda a cadeia produtiva, além de estimular o consumo consciente das famílias. Assim, vamos transformar os bilhões em alimentos que acabam no lixo em comida para quem mais precisa.

Fonte: www.blogdojoe.com.br

2 COMENTÁRIOS

  1. boa tarde, no segundo paragrafo tem uma afirmação , que não corresponde a realidade, afirma que perde-se 12 bilhões/dia, que seria suficiente para alimentar 39 milhões de pessoas, fiz o cálculo e gasta-se R$307,00 por pessoa/dia, gostaria de uma resposta do autor .

  2. Boa tarde Jair , Obrigada por sua colaboração em nosso post.
    Tendo em vista que esse artigo foi ao site no ano de 2010, o autor do artigo BLOG DO JOE não está mais disponível para dar esclarecimentos.

    Agradecemos o contato

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here