Curiosidades da soja

0
41

Soja – Origem e utilização

Os historiadores admitem que a soja é originária da China e do Japão e conhecida há cinco mil anos.Os antigos, consideravam a soja seu principal produto agrícola e um dos cinco grãos sagrados necessários à vida.

Apesar da sua antiguidade, a soja foi introduzida na Europa no século XVIII. No Brasil sua introdução data do final do século XIX, no Estado da Bahia. A soja desempenha papel importantíssimo, pois sua utilização reduz o problema da falta de alimento, existente no mundo. A soja que se desenvolve em 0,5 hectares de terra, pode fornecer dez vezes mais proteínas, que o boi ocupando a mesma extensão de terra. A soja proporciona mais proteína que qualquer outro legume, verdura ou cereal. Suas sementes contêm cerca de 40% de proteína, enquanto a carne de vaca e do peixe fornecem apenas 18%.

Utilização da Soja

A soja é uma planta que fornece alimento para o homem, para os animais domésticos e matérias-primas para a indústria. As sementes de soja podem ser transformadas em farinha ou óleo.

A farinha de soja possui alto valor protéico e é ingrediente de rações para bovinos, suínos aves e animais de estimação. Para consumo humano, a farinha de soja pode ser refinada em partículas muito pequenas até transformar-se em farinha desengordurada ou em porções maiores que constituem a farinha completa.

A farinha desengordurada é empregada em alimentos para bebês, e vários produtos de baixa caloria.

A farinha completa destina-se a confeitos e alimentos processados como pastéis e lingüiças.

Óleo de Soja

O óleo de soja é processado em três produtos básicos:

– óleo refinado comestível (matéria-prima na produção de margarinas, gordura vegetal, óleo de cozinha, maionese, tempero de salada, entrando na produção de produtos não comestíveis também, como : esparadrapo, papel carbono, alguns medicamentos, explosivos e emolientes do couro);

– óleo refinado para fins não alimentares, destinado à produção de velas, desinfetantes,

sabões, linóleos, vernizes, tintas, plásticos e lubrificantes;

– lecitina (usado em confeitos, sorvetes, alimentos que vão ao forno, produtos químicos, cosméticos e têxteis);

– Com a soja são também elaborados produtos como:carne de soja, leite de soja,molho de soja e aromatizantes de alimentos.

Fonte: www.corol.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here