Cuidado com algumas reportagens: ovo e diabetes tipo 2

0
16

Pesquisando reportagens pela internet encontramos uma matéria com o seguinte título: “Comer um ovo por dia aumenta o risco de diabetes do tipo 2, diz estudo”. Claro, fomos atrás do artigo original na revista Diabetes Care. O título: Consumo de ovo e o risco de diabetes tipo 2 em homens e mulheres. O artigo é de 2009, porém a matéria saiu ontem (23 de outubro de 2011) na internet.

Segundo a reportagem da internet: “Comer um ovo todos os dias parece aumentar substancialmente o risco de diabetes do tipo 2 (DM2). Esta é a constatação do Dr. Djoussé, do Brigham and Women’s Hospital de Havard (Boston, Estados Unidos).”

Bom, o estudo original diz que homens e mulheres que ingeriam sete ou mais ovos por semana, apresentaram, respectivamente, 58% e 77% mais chances de desenvolver diabetes tipo 2 do que aqueles que não comiam ovos. A análise incluiu 20.703 médicos e 36.295 mulheres participantes do Women’s Health Study. Todos os participantes não apresentavam DM2 no ínício do estudo. O período de acompanhamento foi de 1982 até 2007 para os homens e as mulheres de 1992 até 2007.

A reportagem da internet nomeou os riscos de surgimento de DM2 entre os homens:

– 9% para um ovo por semana.

– 18% para dois a quatro ovos por semana.

– 46% para 5 a 6 ovos por semana.

– 58% para sete ou mais ovos por semana.

Porém, dois importantes fatos não foram relatados na reportagem. Primeiramente, em grande parte, os ovos eram consumidos como café da manhã acompanhados de alimentos nada saudáveis, tais como bacon e salsinha. Sem contar que na maioria das vezes os ovos eram fritos, o que já aumenta, e muito, a quantidade calórica e as gorduras, quando comparamos com ovo cozido. Somente este fato já pode ter alterado e confundido o resultado, portanto, o ovo pode ser sim um inocente no estudo!

Um segundo fator é que o estudo dá tanta ênfase na relação ovo e diabetes que pode induzir o público ao erro. Achando que ao evitar o consumo de ovos estará prevenindo o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Outro dado interessante do artigo e que se deve levar em conta é que, a cada ano apenas 1 em cada 137 mulheres que ingeriram pelo menos 7 ovos por semana desenvolveram diabetes tipo 2.

De qualquer forma, independentemente de estudos, devemos sempre optar pelo equílibrio. Não há alimentos que devemos nos privar, para isso é só consumir tudo com consciência e sem exageros!

 

Fonte: http://www.duonutri.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here